sexta-feira, 13 de maio de 2011

TUDO BEM FEITO

13 de Maio

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma." Eclesiastes 9:10

Numa recente pesquisa mundial sobre a qualidade de produtos industrializados, o Brasil apareceu pela primeira vez entre os primeiros quinze países do mundo. Esse facto foi muito comemorado por dois importantes motivos. Primeiro: até aqui o Brasil nem sequer era mencionado nas pesquisas. Segundo: os esforços do governo e das indústrias, no sentido de melhorar os nossos métodos de trabalho e procurar o aperfeiçoamento dos nossos produtos mediante a conquista dos certificados de qualidade, resultaram na melhor aceitação dos nossos produtos; e, consequentemente, na abertura de novos mercados para as nossas exportações.
Para os que lêem a Bíblia e procuram pautar a conduta pelos seus princípios, a busca da qualidade não é novidade. Logo no início da Bíblia salta aos nossos olhos o exemplo deixado por Deus ao criar o nosso mundo. Após cada dia da criação, quando mais uma etapa do trabalho divino era concluído, encontramos a repetição da expressão: "E viu Deus que era bom." E, quando toda a criação estava acabada, vendo Deus o ar, as águas, a terra, as árvores e toda a vegetação, os répteis, as aves, os animais a até o próprio ser humano, Ele exclamou: "Eis que tudo é muito bom!"
Deus é perfeito e as Suas obras também o são. Como criaturas de Deus cabe-nos imitá-l'O. Assim, o que quer que viermos a fazer, deveríamos fazê-lo da melhor maneira possível.
Há uma pequena regra que os incentivadores de qualidade costumam mencionar: "Fazer bem feito na primeira vez."
Já pensou o que aconteceria nos lares, nas escolas, no comércio, nas indústrias e nos serviços se todas as pessas adoptassem essa regra em tudo o que fizessem? Da agulha aos aviões, todos os produtos seriam melhores. As estradas teriam menos buracos, os governos funcionariam melhor e as filas talvez acabassem. Enfim, a qualidade dos produtos e dos serviços seria sempre o que há de melhor e isto seria algo maravilhoso. Como é actual o sábio conselho de Salomão!