quarta-feira, 11 de maio de 2011

PROSSIGO PARA O ALVO

11 de Maio

"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:13, 14

Para um menino nascido e criado no interior, contemplar a vastidão do mar e poder correr e brincar na areia que parecia ser infinita foi um dos momentos inesquecíveis da minha vida. Como a cada passo que dava deixava para trás a marca dos pés na areia, lembro-me de ter brincado com um amiguinho para vermos quem seria capaz de andar, uma certa distância, deixando as marcas dos pés fazerem a linha mais recta possível.
Assim, posicionámo-nos num certo ponto e, dado o sinal, comecámos a caminhada. Saímos confiantes, e a cada quatro ou cinco passos parávamos para olhar para trás a fim de conferir e fazer eventuais correcções.
Acabado o trajecto estabelecido, tivemos uma grande decepção. As marcas formavam uma linha muito sinuosa. Percebemos que sempre que tínhamos parado para olhar para trás, fazíamos mais uma curva.
Já tenho repetido esta brincadeira de andar na areia, muitas vezes, com os filhos e agora os netos. Com a experiência da vida, tenho aprendido que para andar de modo recto, há necessidade de ter o olhar fixo no alvo e nunca ficar a olhar para trás.
Tratando-se da vida, é claro que, humanamente falando, é impossível ter uma vida perfeita e recta. Mas quando a preocupação é o alvo, e se o alvo for a perfeição de Jesus, Ele estará connosco a cada passo para nos orientar em todo o caminho.
Aqueles cuja experiência de vida tem sido igual à das crianças a brincar na areia, tentando andar em linha recta, procurando fazer o melhor possível, mas cujos esforços parecem em vão, precisam de ter Jesus como alvo. Que olhem para Ele a todo o instante. Que façam de Jesus o modelo para orientar os seus passos na vida. Então, quando estiverem no meio daquela angústia de saberem se estão ou não no caminho certo, em vez de pararem para olhar para trás e ver a sinuosidade do seu passado, olhem para Jesus. Só Jesus pode perdoar os erros do passado e guiar-nos para um futuro brilhante. Caminhemos com Ele.