sábado, 14 de maio de 2011

OS ATALHOS DO CAMINHO

14 de Maio

"Disse Sara a Abraão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abraão anuiu ao conselho de Sara." Génesis 16:2

Será que alguma vez, ao perguntar a alguém pelo melhor caminho para se chegar a algum lugar, já lhe responderam mais ou menos assim: "Conheço um caminho muito bom. Vou ensinar-lhe um atalho que lhe vai poupar vários quilómetros." Entretanto, depois de seguir pelo caminho indicado, acaba por descobrir que o chamado 'atalho' se tornou mais comprido, mais lento, mais difícil e problemático do que o caminho certo. O atalho proposto por Sara, e trilhado por Abraão, provou logo a seguir, e ainda hoje se percebe, que não foi uma escolha sensata e inteligente.
Se pararmos para pensar durante alguns segundos, acabamos por descobrir que na vida real muitas vezes temo-nos dado mal simplesmente por pensarmos que alguns atalhos seriam melhores. Com isso, acabamos atropelando e passando por cima de normas, princípios ou leis que, se seguidos, teriam evitado muitas dores de cabeça e problemas para a nossa vida.
Um jovem pode pensar: "Porquê ir à escola anos e anos, se posso conseguir já um bom emprego?" É verdade que muitos têm pensado e decidido ir por esse atalho, mas pelo resto da vida tiveram de se contentar com trabalhos menos rentáveis ou interessantes! Arrependeram-se, mas já era tarde.
Outros há que, quando enamorados e ensiosos por participarem dos privilégios autorizados por Deus para os que se tornam marido e mulher, enveredaram livremente pelos atalhos do relacionamento sexual. As justificativas são sempre as mesmas: nós nos amamos e temos bons propósitos para o futuro, e não foi possível esperar! Estes atalhos têm deixado para trás inúmeros corações angustiados. São os compromissos desfeitos, os filhos sem pais, as mães solteiras e consciências culpadas. Os caminhos estabelecidos por Deus são caminhos seguros e bons. Só neles encontramos a felicidade plena.
Não demos ouvidos às insinuações do inimigo. Ele propõe sempre um atalho para tudo na vida. Confiemos em Deus e na Sua segura orientação. Orientemos os nossos passos pelos Seus nobres caminhos.