segunda-feira, 16 de maio de 2011

DINHEIRO X BÊNÇÃOS

16 de Maio

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores." I Timóteo 6:10

O dinheiro foi inventado para facilitar o relacionamento entre os homens e para substituir ou representar trabalhos e produtos. Ele tem o valor simbólico de horas, dias, meses de trabalho, ou ainda de quilos ou toneladas de qualquer alimento ou produto. Assim, o dinheiro é o símbolo do nosso labor.
No entanto, quando se perde de vista esse elemento simbólico e se tem em mente unicamente o poder de compra do dinheiro, pode-se desvirtuar o objectivo da vida. Então, nos atalhos da vida vêm as ofertas tentadoras do ganho fácil através dos jogos de azar, camuflados nas formas mais variadas. Com tristeza vemos multidões colocarem as suas parcas economias nas mãos de uns poucos espertalhões, na ilusão de um dia poderem receber o seu carro ou o seu dinheiro. Pobre ilusão!
Todo o jogo, não importa se de lotaria ou de sorteio de carros ou de dinheiro, é como o vício da bebida ou do cigarro. É dinheiro deitado fora. Pela lei das probabilidades você teria que viver muitas vidas até ter a oportunidade real de ser contemplado.
Repare: Se ao longo de trinta e cinco anos você, em vez de jogar, fizer uma poupança semanal do valor com que costuma jogar, veja quanto poderia ter poupado ao fim desse tempo.
Dinheiro abençoado e útil é aquele que recebemos através do trabalho honesto e produtivo. Não se deixe iludir: os jogos de azar são a melhor maneira de, quem não tem carro, continuar a andar a pé; e de quem não possui casa, continuar a pagar renda. Nem mesmo as pretensas entidades filantrópicas a serem favorecidas justificam qualquer dinheiro despendido com o jogo. Se o objectivo é filantropia, então que se aplique o dinheiro numa entidade filantrópica respeitável.
O cristão que confia em Deus foge de toda a espécie de jogo de sorte ou de azar. O seu amor está voltado para Deus; a sua confiança está depositada nas bênçãos que Ele lhe concede.