quinta-feira, 19 de maio de 2011

O CONTROLO DAS EMOÇÕES

19 de Maio

"Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade." Provérbios 16:32

O homem tem conseguido verdadeiras proezas no domínio da Natureza. E todas as descobertas que faz, embora por trás esteja sempre o desejo de lucro, o facto é que elas têm redundado em benefício da sociedade. Assim ocorreu com a energia eléctrica, com a informática e com inúmeras outras coisas. Penso também nesses enormes aviões a jacto que têm capacidade para transportar centenas de passageiros. O piloto, bem treinado, com tranquilidade domina aquelas potentes turbinas do avião e coloca toda a sua força ao serviço dos passageiros. Assim, com segurança e conforto, leva-os ao seu destino.
Quantos benefícios a humanidade recebe através do domínio que tem conseguido sobre o uso da água, dos ventos, da electricidade, do fogo e dos combustíveis? Hoje não poderíamos imaginar viver sem a energia eléctrica e o aproveitamento dos combustíveis. Creio que o mundo seria um caos.
No entanto, quando analisamos o comportamento social do ser humano, parece-nos que as coisas são invertidas e rapidamente nos encaminhamos para o caos. As estatísticas dos crimes, que se avolumavam nas grandes cidades, agora já estão presentes nas pequenas e fazem as suas sérias incursões nas zonas rurais. Os desentendimentos entre as pessoas, marido e mulher, pais e filhos, parentes, vizinhos, tomam proporções assustadoras. As nações também se desentendem e as guerras e guerrilhas explodem em vários pontos do nosso planeta.
Porque é que isto tudo está a ocorrer? Porque tanto se clama por paz e segurança? É porque o ser huamno está mais preocupado em dominar a Natureza e os seus elementos do que em se dominar a si mesmo. Dominar as emoções e as paixões é mais difícil do que dominar os animais e as forças da Natureza. É tão difícil que só Deus, através do Seu Espírito, pode operar em nós esse controlo. É Ele quem nos ajuda a ter o domínio próprio que nos conduz ao caminho da paz.
Os que conseguem essa proeza são verdadeiros heróis. É por isso que a Bíblia diz: "Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade." Provérbios 16:32.