segunda-feira, 23 de maio de 2011

PUREZA DE CORAÇÃO

23 de Maio

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23

Quando estávamos num acampamento de jovens, participávamos numa interessante e envolvente discussão de dinâmica de grupo. A certa altura, perguntei aos jovens: "Na vossa opinião, em que área os jovens enfrentam o maior problema nos dias de hoje?". Os jovens deram diversas respostas. Porém, um deles resumiu a voz da maioria: "Pelo que tenho conversado com os meus amigos, pelos problemas que enfrentam e pelas lutas que eu próprio tenho, creio que o maior problema é manter o coração puro."
Não apenas admitimos que a análise do jovem era correcta como também achamos ser correcto notificar que a questão da pureza mental - que inclui a pureza dos olhos, ouvidos e boca - é um problema que afecta também os adultos.
Vencer os pensamentos impuros é uma das mais difíceis batalhas que temos de travar. Conspiram contra nós todas as forças da natureza carnal, além das influências de uma sociedade que cada vez mais se torna permissiva e condescendente. Não restam dúvidas de que agora, mais do que nunca, as janelas do nosso coração - os nossos olhos, devem ser guardados e vigiados com cuidado redobrado. As cenas com estímulos sensuais estão presentes em todas as partes. Estão na televisão, nas revistas, nos jornais e ao vivo em quase todos os lugares. É por isso que o sábio Salomão nos aconselha: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23.
A menos que evitemos ver, ler e ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros, as reservas morais do coração serão gradual, mas certamente, dominadas. Por outro lado, devemos entender que a vida de um fiel e sincero cristão, que é leal para com o seu Deus, não o torna um indivíduo repulsivo e sem atractivos, não! Pelo contrário, a religião cristã vivida com sinceridade leva a pessoa a "harmonizar o alto sentimento de pureza e integridade com a disposição feliz."
De maneira apropriada a pureza de coração está associada à alegria. A integridade e a vida alegre não podem existir separadas. Esta é a alegria que não precisa de estímulos artificiais. Ela é pura e natural.