quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O ESFORÇO E O SUCESSO

5 de Outubro

"Não to mandei Eu? Esforça-te e tem bom ânimo, não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares." Josué 1:9

Hoje, todos temos consciência de que sem a devida preparação cultural e profissional não é fácil ter sucesso ao disputar o competitivo mercado de trabalho. Aliás, a desenfreada competição já se apresenta aos jovens no acesso aos cursos de nível superior. A concorrência em geral não é nada fácil e até os familiares se envolvem nas emoções e agonias da preparação, dos exames e da espera dos resultados.
E é bom que os jovens saibam que o sucesso na vida pende muito mais para os que se esforçam do que para os inteligentes. No entanto, os que têm sucesso garantido são os inteligentes e esforçados. Mas, estes, infelizmente, são poucos.
Com a morte de Moisés, Josué foi escolhido para ser o novo líder do povo de Deus. Vejamos com que insistência Deus aconselhou Josué para que se esforçasse a fim de ser bem sucedido na sua nobre e importante responsabilidade. O relato está no livro de Josué, no capítulo primeiro:
Verso 6: "Esforça-te e tem bom ânimo".
Verso 7: "Tão somente esforça-te e tem bom ânimo".
Verso 9: "Não to mandei Eu? Esforça-te e tem bom ânimo, não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
Não é apenas para o desenvolvimento físico que é válido o refrão de que 'a força vem pelo esforço'. Ele tem sido uma realidade na vida de inúmeras pessoas e em áreas bem diferentes. Alguns tiveram dificuldades financeiras, outros depararam-se com as barreiras de deficiências no ensino básico, outros com as reais dificuldades intelectuais; entretanto, visto não se terem amedrontado diante das dificuldades e aplicando-se com entusiasmo e esforço ao estudo, sobrepujaram os problemas e tornaram-se bons profissionais.
No entanto, pode dar-se o caso de alguns se terem aplicado com todas as forças ao estudo e sentirem que ainda lhes falta algo. Para estes, tenho uma preciosa e importante sugestão, que nos vem de Tiago 1:5 e 6: "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." E o mais importante vem a seguir: "Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte."