domingo, 2 de outubro de 2011

ÂNIMO E PERSEVERANÇA

2 de Outubro

"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apocalipse 14:12

Certo escritor conta que numa ocasião se viu obrigado a refugiar-se num antigo edifício em ruínas, onde teve de permanecer sentado várias horas. Desejando desviar os seus pensamentos dos problemas que o afligiam, fixou a atenção numa formiga que tentava subir por uma parede. Ela transportava um grão de trigo maior do que ela. Com paciência ele observou os esforços que a formiga despendeu para conseguir o seu intento. O grão caiu no chão sessenta e nove vezes, mas o insecto perseverou. Por fim, na septuagésima vez, conseguiu chegar até ao alto.
O escritor conta que isto o animou e confortou muito. Não poderia permanecer ali sentado à espera que a solução dos seus problemas lhe caísse de mão beijada do céu. Levantou-se, e cheio de entusiasmo e perseverança pôs-se a lutar para também ser um vitorioso.
Há uma frase muito simples, mas que encerra uma verdade muito profunda: "Nada podemos fazer sem ânimo e perseverança." - A Ciência do Bom Viver, pág. 196. Ânimo e perseverança são tão importantes na vida que poderíamos chamar-lhes 'a dobradinha do sucesso'. Sem medo de errar diria que tanto na vida espiritual, como em qualquer carreira profissional, eles são elementos indispensáveis.
Valho-me ainda de mais este desafiador pensamento: "A vida cristã é mais importante do que muitos crêem. Não consiste somente em delicadeza, paciência, doçura e bondade. São essenciais estas graças; mas há também necessidade de coragem, força, energia e perseverança. O caminho que Cristo nos traça é um caminho estreito e exige abnegação. Para entrar nesse caminho, e passar pelas dificuldades e desânimos, requerem-se homens fortes." - A Ciência do Bom Viver, pág. 497.
Tem problemas? A vida está difícil? À sua frente a estrada parece terminar numa enorme parede ou num profundo precipício? Tenha fé em Deus. Lembre-se de que a perseverança é uma das características do povo de Deus nestes dias finais. Persevere na oração, na fé, no testemunho. Tenha ânimo porque "aquele que perseverar até ao fim será salvo". Mateus 24:13. Então, toda a nuvem negra será dissipada e um novo amanhã raiará trazendo paz, felicidade e vida eterna.