sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NÃO TEMAS, EU AJUDO-TE

23 de Setembro

"Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a Minha destra fiel." Isaías 41:10

Encontrava-me com o meu pai no terraço do edifício do Hospital Adventista de São Paulo. Alguns andares abaixo, estava a minha irmã, que vivia os últimos minutos da sua vida. De onde estávamos divisávamos um verdadeiro mar de prédios e casas que se estendia a perder de vista. Compenetrado, o meu pai virou-se para mim e, apontando para o horizonte, disse: "Quantas e quantas famílias desta cidade, nesta mesma hora, estão a passar por problemas semelhantes ao nosso! Só que há uma grande diferença, no facto de crermos em Deus e sabermos que Ele está connosco. Nós sofremos com esperança. E eles?"
Jesus disse: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo." João 16:33. Por vezes, sentimos como se o caminho terminasse à nossa frente num enorme precipício. Ou então sentimos como se, para cada lado que nos voltamos, as portas nos batessem na cara. Não temos mais ninguém a quem recorrer. E assim, sentimo-nos sós, impotentes e sem saída.
Esta situação faz-nos lembrar o povo de Israel, que era o povo escolhido de Deus. Mas, nos dias do profeta Isaías, aquele povo passava por momentos angustiantes e cheios de dificuldades. Eram vítimas da escravidão política e civil. Além disso, o afastamento dos princípios divinos também os tinha levado à escravidão do pecado. Estavam numa situação que se afunilava num beco sem saída.
E quando o desânimo e a tristeza pareciam tomar conta dos seus corações, Deus inspirou o profeta Isaías a levar-lhes palavras de ânimo, fé e encorajamento. Estas palavras escritas há tanto tempo bem se podem tornar vivas e actuais para qualquer um de nós neste dia. "Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço e te ajudo, e te sustento com a Minha destra fiel." Isaías 41:10.
Ao enfrentarmos os problemas da vida - e quem não os tem? - não devemos permitir que as nuvens escuras das provas ou dos nossos pecados venham esconder a poderosa mão do nosso bondoso Deus. A Sua mão está sempre ao alcance da nossa fé.