quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A LÍNGUA: ESPADA OU BÁLSAMO?

15 de Setembro

"Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde." Provérbios 12:18

Quando li a notícia divulgada pela Associated Press sobre o início do julgamento de um canibal no Quirguistão, na Ásia Central, confesso que me senti chocado.
Pavel Garobets era acusado de ter morto a sua mulher Valentina Kachina e mais um homem que vivia na sua casa. Confessou à justiça que com a carne das suas vítimas preparou pastéis e bifes que servia às suas visitas. O juiz encarregado do caso disse que Gorobets é mentalmente são e que muito provavelmente será condenado à morte.
Todos nos horrorizamos ao ouvir notícias semelhantes a esta. No entanto, pode acontecer que entre nós, e às vezes bem perto, haja alguém que tenha a prática de consumir vidas alheias através da crítica, da difamação ou do mexerico, como se diz vulgarmente.
A língua é um pequeno e dos mais preciosos órgãos do nosso corpo. Ela é um elemento vital para as nossas comunicações. Entretanto, como quase todas as coisas boas e úteis, pode transformar-se numa espada que destrói e mata, ou num bálsamo para levar vida e ânimo às pessoas.
"Intimamente ligada ao mexerico está a insinuação encoberta, esquiva, pela qual o coração impuro procura insinuar o mal que não ousa exprimir abertamente. Os jovens devem ser ensinados a evitar aproximar-se desta prática como evitariam a lepra. ... Num momento, pela língua precipitada, apaixonada, descuidada, pode cometer-se um mal que o arrependimento de uma vida toda não poderá desfazer. Oh! quantos corações dilacerados, amigos separados, vidas arruinadas, por causa das palavras ásperas, precipitadas, daqueles que poderiam ter trazido auxílio e alívio." - Educação, págs. 236 e 237.
Que Deus nos ajude a sermos sábios, e que as palavras por nós pronunciadas sejam nobres e edificantes, de modo a que soem aos ouvidos dos nossos familiares, amigos, colegas de trabalho ou irmãos na fé como tónicos que promovam saúde e bem-estar aos corações.