quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA OU MORTE

7 de Setembro

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Aquele 7 de Setembro foi memorável! O colégio onde eu estudava, estava todo engalanado para comemorar a data máxima da nossa pátria. Iríamos ter a sessão solene que reuniria todos os alunos no salão nobre do colégio. E, como parte do programa, haveria um concurso de oratória. Eu tinha feito a minha inscrição e pela primeira vez iria falar em público. O meu coração batia descompassado. Tinha combinado com um colega que ele escreveria o texto e eu seria o orador. Chegada a hora, eu estava muito mais do que emocionado. As mãos tremiam, e as pernas pareciam que se iam vergar.
No momento em que o coordenador anunciou o meu nome, pus-me em pé diante da tribuna e, olhando bem de frente para o auditório, do alto dos meus 15 anos de vida, comecei a falar como se fosse um trovão: "Independência ou morte, eis o brado ecoado nas margens do Ipiranga..." Lembro-me bem... Toda a argumentação do discurso fora no sentido de que, além da independência política que o Brasil conquistara, era necessário também lutarmos pela independência económica.
Desde aquele passado ano de 1951 até hoje, o nosso mundo tem passado por inúmeras alterações. É claro que desejaríamos que muitas coisas estivessem a tomar rumos bem diferentes. Desejaríamos ver os governantes e políticos sendo o exemplo de lealdade, trabalhando pelo bem do povo, em vez de lutarem pelos seus próprios interesses.
Desejaríamos ver a diminuição da criminalidade. Desejaríamos ver as crianças na escola e não abandonadas pelas ruas das cidades. Desejaríamos ver os cidadãos obedecendo às leis de trânsito e evitando tantos acidentes. Desejaríamos ver todos os pais de família com trabalho honrado e salário digno e suficiente para manterem o lar, desejaríamos ver todas as famílias com tecto, todas as mesas com alimento farto e abundante. Mas essa não é a realidade.
Embora saibamos que não existe no mundo nenhuma nação que esteja em situação ideal, como pessoas podemos estar bem com Deus. Conhecendo a Verdade, que é Cristo, somos livres. Porque "a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." Filipenses 3:20.
Comemoremos com alegria e gratidão a nossa independência em Jesus! Com Ele alcançamos a independência do pecado e a vida eterna.