segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SOU UM VENCEDOR

29 de Agosto

"Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível." I Coríntios 9:25

Ao escrever aos cristãos da cidade de Corinto, na Grécia, o apóstolo Paulo procurou usar uma linguagem que lhes fosse bem familiar. Uma das figura usadas por ele para ilustrar a necessidade que o cristão tem de estar sempre bem preparado para enfrentar a dura luta contra o mal, foi a imagem dos atletas e competidores, tão comuns nas maratonas e noutras competições da antiga Grécia.
Aqueles atletas, tendo como objectivo alcançar a vitória, aplicavam-se a uma vida regida por normas bem estabelecidas, que deveriam ser seguidas à risca. Geralmente os atletas eram orientados por alguém - hoje nós chamar-lhe-íamos de técnico ou instrutor - que determinava detalhadamente tudo o que deveriam fazer durante as vinte e quatro horas de cada dia. Recebiam orientações quanto ao repouso, à alimentação e aos exercícios que deveriam realizar. E, além de tudo isso, ainda incluíam a orientação psicológica. Procuravam incutir, constantemente, na mente de cada atleta o desejo e o sentimento de vitória: "Eu vou vencer", "Sou um vitorioso" - passava a ser o pensamento de cada atleta.
Pensando em tudo isso, Paulo escreveu: "Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prémio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prémio. Todo o atleta que está a treinar fica debaixo de uma disciplina rigorosa, pensando em receber uma coroa. E essa coroa não dura muito. Mas nós nos controlamos a fim de ganhar uma coroa que dura para sempre. Por isso corro directo para a linha final." I Coríntios 9:24-26 (BLH).
Se ao ter como objectivo a vitória numa simples corrida ou jogo, um atleta se submete a uma vida de regimes e exercícios muito especiais - e isso tudo para alcançar honras ou dinheiro, que são coisas passageiras e fugazes - que valor não deveríamos dar à preparação para que sejamos vitoriosos na luta contra o mal a fim de obtermos a vida eterna?
Vale a pena confiar a direcção da nossa vida a um técnico vitorioso - Jesus Cristo. Ele oferece um manual de orientação para a vida - a Bíblia Sagrada. Ali estão as orientações para o exercício da fé, como repousar semanalmente, como se alimentar e como viver bem e ter espírito de vencedor. Com Jesus, já pode exclamar: Sou um vencedor!

BLH = A Bíblia na Linguagem de Hoje