segunda-feira, 22 de agosto de 2011

JESUS ACOMPANHA-NOS

22 de Agosto

"Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam à perdição, e há muita gente que anda por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil conduzem à vida, e pouca gente encontra esse caminho. Mateus 7:13, 14 (BLH)

Foi no memorável Sermão da Montanha que Jesus proferiu estas palavras. São palavras que contêm uma impressionante ilustração comparativa entre o caminho da vida e o caminho da perdição.
É muito fácil qualquer pessoa deixar-se conduzir pela onda das coisas que o envolvem, quer sejam filosofias, modas, comidas, bebidas, ou os costumes da sociedade, da política ou dos negócios.
Para alguns, o certo e o correcto não são as normas, nem os princípios, nem as leis; mas o que os outros fazem ao seu redor. A ética para eles depende da situação; ou seja, do que está a acontecer naquele momento. Creio que essa é a porta larga ou o caminho espaçoso que Jesus mencionou.
Aliás, nos nossos dias, essa porta está extremamente alargada e esse caminho está exageradamente amplo e fácil. E o interessante é que essa 'abertura' é feita erradamente em nome da liberdade. O resultado disso tudo é bem conhecido. O fim do caminho é a perdição.
Esta questão, além de ser moral e espiritual, é também física e social. As leis morais e naturais são implacáveis nas suas cobranças, pois tudo o que é semeado também é colhido. Os resultados são lares desfeitos, filhos abandonados, a Sida a aumentar em proporção geométrica, as cadeias repletas de criminosos e infractores, e a corrupção tomando conta de quase todos os sectores da sociedade. Enfim, essa é a avalanche na qual se envolvem todos os que acham que têm o direito de fazer o que pensam e de imitar o que os outros fazem.
Andar no caminho estreito nem sempre é fácil, pois acarreta muitas limitações. Entretanto, são limitações benditas. Se devidamente observadas, acabam por propiciar algumas coisas que dinheiro algum pode comprar. Terá a consciência isenta de culpa, e isto proporcionar-lhe-á a verdadeira paz e felicidade que só Deus pode dar a um coração humano que, resignadamente, segue pelo caminho estreito. Não tenha complexo algum por estar a andar por um caminho difícil e estreito. Lembre-se, Jesus acompanha-o e, no fim, terá a vida eterna!