domingo, 21 de agosto de 2011

O BOM PERFUME

21 de Agosto

"Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem." II Coríntios 2:15

Uma das poucas frustrações que tenho tido na minha vida, é o facto de não poder desfrutar dos bons e agradáveis perfumes que existem. É uma simples, e ao mesmo tempo complicada, alergia que me leva a evitar usufruir esse privilégio.
Um bom e agradável perfume pode marcar a nossa vida e fazer com que uma pessoa ou um acontecimento fiquem indelevelmente gravados na nossa lembrança. Coisas como o tempo do noivado, o dia do casamento ou outra reminiscência que está muito carinhosamente guardada lá no fundo da memória podem vir à mente quando sentimos o cheiro do perfume relacionado. No entanto, se a experiência vivida com algum perfume se transformou em frustração e amargura, então a lembrança torna-se triste e dolorosa, em vez de agradável e feliz.
Creio que foi a pensar nessas reacções que os perfumes causam, que o apóstolo Paulo escreveu: "Mas dou graças a Deus porque, unidos com Cristo, somos sempre conduzidos por Deus como prisioneiros no desfile vitorioso de Cristo. Como perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas. Porque somos como cheiro suave do incenso que Cristo oferece a Deus, cheiro que se espalha entre os que se salvam e os que se perdem." II Coríntios 2:14, 15 (BLH).
Aqui o apóstolo Paulo está a mencionar o testemunho que os seguidores de Cristo, e que se dizem cristãos, devem dar perante a sociedade em que vivem. Eles não são o perfume; o perfume é Cristo. Mas quando entraram em contacto com Cristo, mesmo sendo indignos e marcados pelo pecado, a graça de Cristo mudou completamente a sua vida. Eram repugnantes e indignos, mas agora a fragrância da pureza e do amor de Jesus transcende na sua vida em actos de bondade e de amor, por onde quer que vão e em qualquer coisa que vierem a fazer.
Assim, o nosso testemunho pode ser muito precioso para levar outros ao conhecimento de Cristo e à vida eterna. Por outro lado, se o nosso exemplo não for bom, a nossa influência poderá ser para a morte.
Que você e eu sejamos, em todos os momentos e em todos os lugares, a doce fragrância de Jesus. Um agradável cheiro de vida para a vida.

BLH = A Bíbia na Linguagem de Hoje