quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MUITO BOM

17 de Agosto

"Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia." Génesis 1:31

No início da Bíblia, encontramos o relato pormenorizado dos seis dias da criação. Ao final de cada dia, após Deus completar a obra desse dia, o relato bíblico diz: "Viu Deus que era bom." Assim, viu Deus que eram bons o ar, a água, a terra, as plantas, os peixes, os répteis e as aves. Mas, quando no sexto dia completou a Sua obra, criando os animais do campo e fazendo o homem à Sua própria imagem e semelhança: "Viu Deus tudo quanto tinha feito e eis que era muito bom."
De início poderíamos pensar que cinco vezes 'bom' é igual a 'muito bom'. Ou então a soma das coisas boas como o ar, a água, a terra, as plantas, as flores, as frutas, os peixes, os répteis, as aves e os animais (incluindo o homem) é que formaria o cenário que Deus considerou ser muito bom.
Para mim, entretanto, penso que Deus só considerou o que fizera muito bom, depois de ter criado o ser humano à Sua imagem e semelhança. Aí, sim, Deus sentiu-Se completamente feliz, pois acabara de criar um novo ser (o homem) com quem Se poderia comunicar. Um ser inteligente e racional com quem poderia manter um relacionamento de amor e comunhão.
Foi depois disso que o Criador achou por bem estabelecer um marco na Sua obra. Um ponto de referência entre Si e o ser humano. O relato bíblico diz: "E, havendo Deus terminado no dia sétimo a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera." Génesis 2:2, 3.
Como nos é agradável prestar gratidão, louvor e adoração ao nosso Criador, no mesmo dia em que Ele descansou, e que abençoou e santificou. Quando reconhecemos que foi o Seu amor que nos cercou de tantas coisas belas e úteis, e nos distinguiu com a bênção especial de termos sido feitos à Sua imagem e semelhança, prestar culto e adoração ao Criador no dia escolhido por Ele, além de ser uma obrigação, é também um grande privilégio.
Jesus disse: "O sábado foi estabelecido por causa do homem." Marcos 2:27. Assim, pois, dignifiquemos e honremos o nosso Criador, descansando no sétimo dia da semana, santificando-o. Isto é muito bom!