domingo, 7 de agosto de 2011

CORPO SAUDÁVEL

7 de Agosto

"Acaso não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" I Coríntios 6:19

Sabemos da necessidade que temos de manter o nosso corpo saudável, pois ele é o templo do Espírito Santo. Deus comunica connosco através do Seu Espírito, e isto ocorre através dos nervos sensitivos do nosso cérebro. Em 1869 Ellen White escreveu o seguinte: "Seja o que for que perturbe a circulação das correntes eléctricas no sistema nervoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades da mente." - Conselhos sobre Saúde, pág. 616.
O antigo provérbio latino já dizia: 'Mente sã em corpo são'. A ciência tem comprovado que o provérbio latino é uma verdade, e qualquer um de nós tem visto isto na prática. As alterações físicas no nosso organismo, como dores, fome ou sede, afectam de maneira decisiva a nossa mente e o nosso comportamento.
Por exemplo, se estamos com dor de dentes, não conseguimos ter condições mentais para ler ou estudar com tranquilidade. Tem-se dito que não devemos fazer compras em supermercados quando estamos com fome, pois não raciocinaremos de forma sensata na escolha do que queremos comprar. Quando o corpo não está em condições normais, temos mais dificuldade em tomar decisões de maneira lógica e sensata. As decisões tomadas em tais condições poderão ser acertadas ou não.
Quando nos lembramos de que a grande guerra entre o bem e o mal se dá exactamente no campo da nossa mente, compreenderemos quão importante é mantermos o corpo saudável. Assim, a mente terá plena condição de tomar decisões sábias e correctas nas pequeninas e nas grandes batalhas.
Por isso, não podemos pensar que aquilo que comemos ou bebemos, ou o que fazemos com o nosso físico, não tem nada a ver com o nosso relacionamento com Deus. Não! Assim como sente prazer em estar na sua casa com todas as coisas limpas e em ordem, Deus, através do Seu espírito, tem alegria em estar numa mente saudável. Nessas condições, a comunicação entre Deus e o homem é eficaz e feliz. Que Deus nos ajude a termos plena consciência da importância de sempre tomarmos decisões inteligentes quanto ao cuidado do nosso corpo.