sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A PRECE CLANDESTINA

5 de Agosto

"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a Teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Mateus 6:6

Edmond Rostand disse certa ocasião: " A melhor prece é a mais clandestina." Tenho a impressão de que ao referir-se dessa forma à oração, ele queria dizer que a melhor prece é aquela que é proferida no recôndito de um lar, ou de um aposento qualquer, quando nos encontramos bem a sós.
Sim, ao estarmos sem a mínima preocupação de haver alguém a ver ou a ouvir, podemos abrir o coração e, de maneira franca, leal e amiga, derramar diante de Deus toda a nossa alma. Então, apresentamos a nossa gratidão pelas bênçãos e sucessos. Mas também, colocamos diante d'Ele as nossas inquietações, lutas, problemas e angústias. Reconhecendo humildemente a nossa incapacidade para solucionar os problemas, mas confiando no poder divino e na Sua omnisciência, colocamos carinhosamnete diante de Deus as nossas petiçõas, com a certeza absoluta de que Ele nos atenderá segundo a Sua sabedoria.
As respostas às nossas orações nem sempre são como desejamos ou queremos. Mas de uma coisa temos plena certeza: serão sempre o melhor para nós. Pode até ser que neste mundo nunca venhamos a compreender, mas um dia seremos esclarecidos e então entenderemos que Deus permitiu que nos acontecesse o melhor.
Podemos orar de diveras formas e em diversos lugares. Podemos orar em grandes auditórios, às refeições, andando, viajando. Podemos orar com palavras bonitas e bem escolhidas, demonstrando toda a nossa erudição; entretanto, nada disso conta. Deus quer sentir a sinceridade e a fé do nosso coração. É claro que cada uma dessas orações tem o seu tempo e o seu lugar; mas, tratando-se de comunhão íntima com Deus, o que Ele mais aguarda é que sigamos o conselho de Jesus: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Mateus 6:6.
Eis aí a melhor oração. A oração recomendada por Jesus é aquela que, feita em recolhimento, brota do fundo da alma; aquela em que se abre o coração a Deus como se faz a um amigo.