sábado, 30 de julho de 2011

TUDO POSSO

30 de Julho

"Tudo posso n'Aquele que me fortalece." Filipenses 4:13

Sempre que tenho de enfrentar momentos difíceis, em que os fardos e problemas parecem ser muralhas intransponíveis, tenho encontrado nas palavras de Paulo a legítima motivação para prosseguir a jornada com fé e determinação. "Tudo posso n'Aquele que me fortalece."
Lembro-me, como se fosse hoje, de quando no início do meu ministério tive que pregar numa quarta-feira na Igreja Central do Rio de Janeiro. Confesso que foi um suplício para mim. Recém-formado em Teologia, num curso que naquele tempo não proporcionava a oportunidade de estágios como hoje, sentia-me totalmente desprovido de motivação psicológica para enfrentar uma igreja central, mesmo que fosse numa quarta-feira. Sentado, diante de uma escrivaninha, os meus pensamentos divagavam à procura de um assunto sobre o qual pregar. Nessa altura os meus olhos repousaram num provérbio italiano que diz: "O mundo abre alas para o homem que sabe para onde vai." Naquele instante, senti na minha mente, como se fora em letras de fogo, as palavras de Paulo: "Posso todas as coisas n'Aquele que me fortalece."
Inclinei a cabeça, orei a Deus pedindo ajuda e dediquei-me a preparar o sermão. Aquele momento foi para mim o divisor de águas entre as dúvidas de um aspirante ao ministério, como dizemos de um obreiro nos seus primeiros anos, e a confiança de alguém que se entrega de corpo e alma a Deus para realizar a Sua obra.
É muito desafiador o texto seguinte, escrito por Ellen White em 1900: "Sejam resolutos em se tornarem úteis e eficientes como Deus quer. Sejam pontuais e fiéis em tudo o que empreenderem. Aproveitem todas as oportunidades ao vosso alcance para fortalecer o intelecto. Que o vosso estudo de livros seja combinado com um útil trabalho manual. E assegurem-se por esforço fiel, vigilância e oração, da sabedoria que é de cima. Isso dar-vos-á educação completa. Assim podem crescer no carácter e ter influência sobre outras mentes, habilitando-vos a conduzi-las na vereda da justiça e santidade." - Mente, Carácter e Personalidade, vol. 1, pág. 8.
Deus quer que sejamos destemidos e corajosos. Deus precisa de pessoas que não desistam, mesmo diante do ridículo ou de deficiências. Deus quer ver em nós pessoas dispostas a lutar e a vencer, o resto é com Ele.