segunda-feira, 25 de julho de 2011

A HABITAÇÃO DE DEUS

25 de Julho

"Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos atribulados e vivificar o coração dos contritos." Isaías 57:15

Se não tivesse escolhido a vocação eclesiástica e estudado teologia, muito provavelmente eu hoje seria engenheiro civil ou arquitecto. Gosto de ver as linhas arquitectónicas dos prédios e das casas. Ao passar pelos bairros, fico a olhar para as residências, admirando as suas formas e estilos. Dizem que há um relacionamento entre o carácter das pessoas e o tipo de casas que têm.
Às vezes, vê-se uma casa simples, mas cuidada com muito esmero e carinho, demonstrando que quem mora ali deve ser de bom carácter e caprichoso. Por outro lado, vê-se uma casa em que o proprietário colocou muito dinheiro, pelo tamanho e pelas linhas arquitectónicas. Entretanto, as paredes estão sujas, a grade enferrujada e o jardim mal cuidado. Assim, já começamos imediatamente a fazer juízo sobre que tipo de pessoas moram ali.
A Bíblia diz-nos que Deus mora em dois lugares muito diferentes. Ele revela de maneira bem marcante o Seu carácter pelas habitações que tem. A primeira morada de Deus é num alto e sublime lugar. Ali está o Seu trono e a sede do Seu reino universal. Ali, os Seus anjos estão sempre disponíveis para O louvar e para executar as Suas ordens. No entanto, embora seja um Deus santo, majestoso, poderoso e cercado de toda a honra e glória, fico admirado e surpreendido porque esse mesmo Deus também promete habitar no coração das pessoas contritas e abatidas.
Na Sua primeira morada Deus mostra todo o Seu poder, a Sua glória e a Sua majestade. Na segunda, revela todo o Seu infinito amor. Ele promete estar no coração dos que têm lutas, problemas e dificuldades. Àqueles que passam por angústias e que por vezes se sentem desesperados, Deus promete estar com eles. Só há um detalhe muito importante: Deus não faz habitação num coração sem ser convidado... Ele diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo." Apocalipse 3:20.
A presença de Deus num coração transforma a velha e desgastada natureza humana em beleza, harmonia e paz, que são vistas por todos ao redor.