quinta-feira, 21 de julho de 2011

DEVER DE SER OPTIMISTA

21 de Julho

"Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia de hoje o seu próprio mal." Mateus 6:34

A palavra preocupação por si só já nos ensina algumas coisas. É a 'pré' ocupação, ou seja, é ter a mente ocupada com acontecimentos que ainda não tiveram lugar. Aliás, essa é uma das diferenças marcantes entre os pessimistas e os optimistas. Enquanto aqueles estão sempre preocupados pensando que nada vai dar certo, estes, os optimistas, estão sempre lutando para que tudo dê certo.
A diferença entre um optimista e um pessimista é bem simples. Um alegra-se com o que tem, enquanto que o outro está sempre a lamentar-se por tudo aquilo que não tem. O optimista olha para uma garrafa com água, e exclama: "Oh! Que bom, a garrafa está meio cheia." Enquanto que o pessimista, no meio dos seus lamentos, diz: "Ih! A garrafa está meio vazia."
Temos de convir que o ser humano, desde que entrou o pecado no mundo, tem tudo para ser pessimista (se o desejar); pois pesam sobre ele e o seu habitat, a Terra, maldições que culminam com a morte. Entretanto, os que crêem em Deus e na Sua Palavra sabem que existe mais do que 'meia garrafa' de esperança. Há uma plenitude de bênçãos de saúde, paz, felicidade e de vida à espera deles. Por isso, são realistas ao enfrentarem o problema do pecado. Sabem que o "salário de pecado é a morte", mas encontram sólidos argumentos para olhar para o amanhã com segurança, pois sabem também que "o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" Romanos 6:23.
O cristão tem o dever de ser optimista. A fé nas promessas divinas anima-o a levantar os olhos das mazelas e problemas deste mundo e olhar para tudo aquilo que o aguarda no mundo vindouro. Isto, entretanto, não quer dizer que ele passa a viver num mundo irreal, não! Do alto, pela graça de Deus, ele encontra forças, tanto para superar problemas como para os suportar com ânimo e coragem. Deus dá ao coração do crente um claro discernimento para saber distinguir entre aquilo que é passageiro e efémero, e aquilo que é eterno. Por isso, a sua preocupação está sempre voltada para o que é mais importante, isto é, o eterno.
"Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia de hoje o seu próprio mal." Mateus 6:34.