terça-feira, 19 de julho de 2011

ELE RESSUSCITOU

19 de Julho

"Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem." I Coríntios 15:20

Certa vez um estudante universitário, dirigiu-se a Joshua McDowell, ex-ateu, e interrogou:
- Professor McDowell, por que crê o senhor ser impossível refutar o cristianismo?
- Por uma simples razão - respondeu o professor. - Não posso de modo algum negar uma realidade histórica: A ressurreição de Jesus.
As provas da ressurreição de Cristo são abundantes e inequívocas. Cingimo-nos, porém, a três argumentos básicos:
1 - Jesus anunciou com antecedência a Sua morte e ressurreição:
Aos escribas e fariseus que Lhe pediram um milagre, disse: "Como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra." (S. Mateus 12:40).
Noutra oportunidade, declarou que havia de "padecer... ser morto, ressuscitar ao terceiro dia." S. Mateus 16:21.
Se Jesus não houvesse ressuscitado, estaríamos diante de um impostor que pretendeu ser Deus, mas não demonstrou poder para quebrar os grilhões da morte.
2 - Afortunadamente, porém, a tumba de Jesus foi encontrada vazia, e aí reside a diferença entre o cristianismo e os outros sistemas religiosos.
A sepultura de Maomé, na Arábia, não está vazia. O sepulcro de Confúcio, na lendária Chian, tão pouco está vazio. Fragmentos do corpo de Buda estão depositados em relicários, em diferentes lugares do Oriente. Mas, a tumba de Jesus está vazia. "Ele, não está aqui, porque já ressuscitou...", disse o anjo a Maria Madalena.
3 - Para os discípulos, a morte de Jesus significou uma tragédia inominável. N'Ele haviam centralizado as suas mais suspiradas esperanças. Eles esperavam que Jesus assumiria o reino de Israel! Mas, Jesus morreu vítima do livre arbítrio, e as suas mais acariciadas expectativas apagaram-se. Sentiram-se então dominados por esmagadora tristeza. A tragédia da cruz cobriu-os de luto e incerteza. Um vácuo se lhes abriu o coração.
A perplexidade que os dominava, entretanto, teve curta duração. Jesus quebrou os grilhões da morte. E as Novas da Sua Ressurreição foram recebidas com excitante gozo. Galvanizados por contagiante fervor, os discípulos saíram por todos os caminhos do mundo proclamando as boas-novas de um Salvador redivivo. Com a força do seu testemunho transformaram uma sociedade pagã.

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus