domingo, 10 de julho de 2011

A PEDRINHA NO SAPATO

10 de Julho

"Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim." Salmo 51:3

Se há uma coisa que incomoda é uma pedrinha dentro do sapato. A cada passo que damos, sentimo-la ali a incomodar. Se não a tirarmos logo, ela poderá magoar o pé, ocasionando até algo mais complicado. Por outro lado, pode também dar-se o caso de nos acostumarmos ao incómodo. Ao longo do tempo acabamos por aceitá-lo e incorporá-lo na nossa maneira de viver.
Na nossa vida moral acontece exactamente da mesma maneira. Se praticamos alguma coisa errada, aquilo que a religião cristã chama pecado, imediatamente passamos a ter consciência do erro que praticámos. A pedrinha entra no sapato; isto é, a todo o instante passamos a sentir aquele desagradável sentimento de que algo está errado e de que há necessidade de resolvermos a questão.
Duas coisas diferentes podem acontecer. A primeira, e a mais acertada, é parar, reflectir, ver a causa do incómodo e retirar a pedrinha do sapato. Ou seja, remover o motivo do desconforto advindo do erro praticado. Vai pedir perdão a quem ofendeu, vai confessar a sua falta a Deus, pedindo-Lhe que perdoe o seu pecado. Depois, vai continuar a sua caminhada, livre de qualquer peso na sua consciência.
A outra possibilidade é mais complicada. Sente a pedra a incomodá-lo e não dá importância. Aliás, procura fazer de conta que nada de anormal está a acontecer. Mas a pedrinha vai magoando, ferindo. Na sua mente vai juntando argumentos para superar as dores dos ferimentos. "Isso, não é nada! Isso já passa!", ou ainda: "Todos fazem o mesmo." Mas, como não remove o problema, tudo se pode complicar. A pequena ferida não curada pode, por fim, infectar a sua alma e acabar por por lhe roubar a vida eterna. Bem sabemos que as obras não nos salvam, mas os pecados não perdoados e deixados podem levar-nos à perdição.
Todos precisamos de ter consciência de que a solução do problema do pecado é simples, é apenas confessar e deixar. A Bíblia Sagrada diz que todo aquele que confessa e deixa, alcança a misericórdia de Deus. Isto quer dizer que Deus perdoa. Aliás, Deus não apenas perdoa; Ele também esquece. Miqueias 7:19 diz-nos que Ele "lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar", no mais profundo esquecimento.