segunda-feira, 4 de julho de 2011

A ARTE DE FALAR APÓS OUVIR

4 de Julho

"As palavras do justo são úteis a muitos; os insensatos morrem pela sua falta de juízo." Provérbios 10:21 - Bíblia Sagrada em Português Corrente

Falámos anteriormente sobre a capacidade de ouvir. Vimos como é importante e indispensável que no mundo complexo em que vivemos haja pessoas dispostas a ouvir. Às vezes, até no meio de grandes multidões há pessoas que se sentem isoladas sem terem com quem partilhar as suas lutas e problemas. Agora, vamos ver que as pessoas justas devem utilizar os seus lábios para uma comunicação norteada pelo bom senso, equilíbrio e amor cristão.
Ao mesmo tempo que Tiago 1:19 recomenda que sejamos prontos para ouvir, insta a que sejamos "tardios para falar", ou seja, que não sejamos precipitados. Os entendidos na arte parlamentar sabem que é sempre de bom alvitre nunca ser o primeiro a expor o ponto de vista sobre o assunto em discussão. Se puser em prática o conselho de Tiago, de só falar depois de ouvir bem, algumas coisas poderão acontecer.

Primeira: Ouvir antes de falar permite-nos ter um quadro bem claro sobre qual é o ponto de vista que os outros têm sobre o assunto analisado. Então, ao falarmos situamo-nos dentro do contexto, com argumentação sólida.
Segunda: Muitas vezes, ao expor todo o problema, a própria pessoa acaba por analisar a questão sob vários ângulos, e ela mesma pode apresentar ideias para a solucionar. Simplesmente precisava de alguém que a ouvisse e lhe confirmasse se o que estava a fazer, ou a pensar fazer, seria o melhor. Pode também dar-se o caso de, ao ter acesso a novas informações, a pessoa chegar à conclusão de que os seus pontos de vista eram errados.
Terceira: Enquanto escuta, tem tempo para raciocinar e tirar as suas conclusões bem amadurecidas sobre o assunto. E então, quando for falar, terá uma posição clara e objectiva.

Uma das piores coisas que poderia acontecer nos nossos relacionamentos, é tomar posição e falar sob a influência da ira ou da raiva. A ira expulsa sempre a sensatez e o equilíbrio. E, como consequência, extingue-se o diálogo e aprofunda-se o vale de separação e desavença entre as pessoas. O conselho bíblico é mais do que válido: Ouvir bastante, falar pouco e evitar a ira. Que Deus nos conceda forças para sermos praticantes desses bons princípios que promovem a paz e a felicidade.