quarta-feira, 29 de junho de 2011

TEMOR OU CONFIANÇA?

29 de Junho

"Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre." Salmo 125:1

Há um sentimento que, se for controlado, pode ser útil e benéfico para a nossa vida. No entanto, se nos deixarmos dominar por ele, poderá levar-nos não apenas ao estado de doença e invalidez, mas também à morte. Refiro-me ao sentimento de temor ou de medo.
Há pessoas que vivem em constante estado de temor e medo. Mesmo que não haja nenhum motivo aparente, receiam coisas que poderão acontecer. Há aqueles que temem estar a encaminhar-se para a pobreza. Possuem casa, carro, bom trabalho, mas a ansiedade e o temor devora-os. Há os que temem contrair alguma doença e vivem remoendo a cada instante o medo de morrer.
Ter preocupação sadia é normal, mas quando se torna excessiva, confunde-se com o temor; então é motivo de alerta. Antes de tudo, ponhamos na nossa mente que o temor não acrescenta nada à nossa vida. Como crentes em Deus temos o dever de ser optimistas na nossa maneira de pensar. A nossa preocupação deve ser com a saúde e não com a doença; com a vida e não com a morte. Assim, desfrutemos cada instante que temos, procurando viver a vida em toda a sua plenitude e beleza.
Cuidemos do nosso corpo e da nossa saúde e não nos deixemos dominar pelo sentimento de que vamos contrair esta ou aquela doença que nos levará à morte. Só têm medo de enfrentar os problemas, as enfermidades ou até a morte, os que sentem insegurança na vida. O cristão coloca o seu presente e o seu futuro nas mãos de Deus. Isto evita que seja atormentado por maus pensamentos que lhe roubam a alegria de viver.
Confiar em Deus não é receber aqui e agora uma apólice de seguros que nos dá direito à posse imediata de saúde plena e dinheiro no bolso. Deus não é imediatista. Ele é eterno e tem propósitos de vida eterna para todo aquele que n'Ele confiar. Estes entendem que doenças, reveses financeiros, desemprego ou outros quaisquer infortúnios, embora magoem o coração, são transitórios e não os levam ao desespero, nem ao temor: "Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre." Salmo 125:1.

(Ouça 'A Minha Esperança' nos Links em 1J.m - Pequeno Grupo Ágape)