domingo, 26 de junho de 2011

O MUNDO ESTÁ DOENTE

26 de Junho

"Mas os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados." II Timóteo 3:13

Não sou pessimista, mas ultimamente tenho estado a pensar sobre o aumento progressivo das más e negativas notícias que ouvimos. São acidentes, políticos indecorosos, roubos, assaltos, sequestros, crianças abandonadas, invasões de propriedades, epidemias, hospitais cheios, fome, doenças, etc. Só uma expressão pode caracterizar essa situação: o mundo está doente, e a enfermidade é física, social, económica, política e espiritual.
Qualquer bom médico, antes de prescrever a receita a um paciente, primeiro examina-o. Apalpa, ausculta, vê a temperatura, examina radiografias, análises e após um completo exame do paciente, prescreve o tratamento. De forma semelhante, devemos proceder com o nosso velho mundo. Precisamos de ouvir, apalpar e analisar a radiografia do mundo. Que filosofias de vida os homens têm adoptado? Têm elas melhorado o quadro geral da vida? A religião assumida e vivida pelo povo tem contribuído para o seu crescimento espiritual?
Somos um país considerado cristão. Isto faz-nos lembrar o comentário de um budista há alguns anos. Disse ele: "Uma nação cristã está a dominar o nosso país há mais de um século. Que tem ela feito por nós? Conquistou-nos pela força das armas. Tem explorado a nossa terra de todas as formas possíveis, paga salários miseráveis, trouxe-nos o alcoolismo, o tabagismo, a imoralidade e o vício, deixando-nos em abjecta pobreza. Se isso é o cristianismo, a nossa religião é melhor."
Certa ocasião o General Omar Bradley fez esta oportuna declaração: "Temos muitos homens de ciências; porém, poucos homens de Deus. Temo-nos agarrado com avidez aos mistérios do átomo e rejeitado o Sermão da Montanha. O mundo tem alcançado grandeza sem sabedoria, poder sem consciência. O nosso mundo é um mundo de gigantes nucleares e de crianças na ética. Sabemos mais sobre a guerra do que sobre a paz. Sabemos mais sobre como matar do que como fazer viver."
É para este tempo do fim que Deus nos chama, como fiéis cristãos, para sermos a luz do mundo e o sal da terra. Que o poder do Espírito Santo nos conceda a graça de sermos correctos representantes de Cristo.