quarta-feira, 22 de junho de 2011

APRENDENDO A PENSAR

22 de Junho

"Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse: Porque pensais mal em vossos corações?" Mateus 9:4

Há pessoas dotadas de uma invejável capacidade de inteligência e que mantêm o cérebro a funcionar no desenvolvimento de pensamentos e ideias, como um vulcão em ebulição. Sabe-se que certas pessoas encontram dificuldade em deter a sua faculdade de raciocinar, tendo por vezes necessidade de lançar mão de alguns artifícios para o conseguir. Entretanto, uma boa parte das pessoas experimenta a dificuldade no sentido oposto - não tem o hábito de pensar. E o pior é que, dos que pensam, a percentagem dos que alimentam pensamentos positivos e para o bem não é expressivo.
De uma forma geral, todos precisamos de adquirir o costume de exercitar a capacidade de pensar. Deveríamos acostumar-nos a inquirir sobre o 'porquê' e o 'como' das coisas que observamos. Nesse aspecto, deveríamos continuar curiosos por toda a vida, como as crinaças o são. Lembro-me quando, há anos atrás, o meu sobrinho me perguntou como é que a electricidade poderia andar pelos fios e sair em forma de luz na lâmpada.
Quando a criança recebe uma resposta satisfatória, o raciocínio mergulha mais fundo à procura de novos conhecimentos. Certo dia, ele perguntou-me: "Tio, como é que um foguetão consegue chegar à Lua, se entre o sair daqui e o viajar até lá, a Lua já saiu do lugar?"
Pensar é bom; porém, precisamos de saber dominar o pensamento. O pensamento pode ser uma faca de dois gumes. Pode ser usado para o bem ou para o mal. A escolha é feita por nós mesmos e é nesse aspecto que reside o grande valor de aprendermos a pensar bem. Pensamentos baixos e vis transformam-se em palavras e atitudes baixas e vis. Por outro lado, vidas honradas e dignas evidenciam o hábito de pensamentos correspondentes.
Paulo é muito claro: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8.
Ellen White anima-nos com o seguinte texto: "Mediante a graça concedida pelo Céu, os pensamentos, as palavras e as energias podem ser purificados; pode formar-se um novo carácter, e ser vencido o vil pecado." - Mente, Carácter e Personalidade, vol. 1, pág. 31.