sábado, 18 de junho de 2011

A ARTE DE VIVER BEM

18 de Junho

"Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso." Provérbios 3:21

Saber viver com sabedoria, bom siso, e relacionar-se bem com as pessoas são algumas das mais importantes artes da vida. Há alguns anos, alguém colocou no meu escritório, em cima da minha mesa
"Os Dez Mandamentos do Viver Bem", de autor desconhecido. Por serem interessantes e úteis, desejo partilhá-los consigo:

1 - Domine a língua. Diga sempre menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave. O modo de falar impressiona mais do que o que se diz.
2 - Pense antes de fazer uma promessa e depois, não a quebre, nem dê importância ao que lhe custa cumpri-la.
3 - Nunca perca a oportunidade de dizer uma coisa amável e animadora a uma pessoa ou a seu respeito.
4 - Tenha interesse pelos outros - nas suas ocupações, no seu bem-estar, no seu lar e família. Seja sempre alegre com os que riem e entristeça-se com os que choram. Actue de tal maneira que as pessoas com quem se encontrar sintam que lhes dispensa atenção e lhes dá importância.
5 - Seja alegre. Mantenha os cantos da boca voltados para cima. Esconda as suas dores, desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria com boas histórias e aprenda a contá-las.
6 - Conserve a mente aberta para todas as questões em discussão. Investigue, mas não argumente. É próprio das grandes mentalidades discordar, e, mesmo assim, conservar a amizade do seu oponente.
7 - Deixe as suas virtudes falarem por si mesmas e recuse-se a falar das faltas e fraquezas de outros. Condene os murmúrios. Faça do dizer só coisas boas dos outros, uma regra.
8 - Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e críticas não valem a pena e geralmente magoam quando menos se espera.
9 - Não faça caso das más observações a seu respeito. Viva de modo que ninguém acredite nelas.
10 - Não seja excessivamente zeloso dos seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve-se calmo, esqueça-se de si mesmo e receberá a recompensa.

A nota tónica desses "Dez Mandamentos do Viver Bem" parece dizer-nos: Olhe mais para o bem-estar dos outros. Assim será mais feliz.