quarta-feira, 8 de junho de 2011

A FÉ E A ORAÇÃO

8 de Junho

"E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis." Mateus 21:22

A cena não é comum para os bons cristãos, mas acompanhe: O árbitro acaba de marcar uma grande penalidade. O jogador encarregado de a marcar ora: "Senhor, ajuda-me a marcar este golo." Por sua vez, o guarda-redes, todo inquieto debaixo da trave, abaixa a cabeça e também ora: "Senhor, ajuda-me a defender esta grande penalidade." A quem é que Deus vai ouvir? Interferirá num jogo de futebol?
Certa ocasião Jesus disse aos Seus discípulos que, se tivessem fé, muitas coisas extraordinárias seriam feitas. Veja o verso bíblico para hoje.
Vamos entender de forma correcta o significado de "tudo quanto pedirdes". É claro que a expressão não quer dizer "receberão qualquer coisa que pedirem". Esse 'tudo' significa tudo o que estiver em pleno acordo com a vontade de Deus.
Quando passamos a viver em sintonia com Deus, a vontade d'Ele passa a ser a nossa vontade e os Seus ideais os nossso ideais. E o que é que desenvolve essa sintonia, essa união de vontade e compreensão entre um ser humano e Deus? A resposta é simples: a fé. E fé é muito mais do que simplesmente crer e confiar. Inclui a obediência e a aceitação da direcção divina para a vida. É ter a certeza de que tudo o que Deus permite que sobrevenha à nossa vida, quer seja bom ou não, tem um profundo significado educativo.
Por causa disso o apóstolo Paulo escreveu as palavras de Romanos 8:28 - "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito."
Deus tem propósitos eternos para nós. Talvez, pensando nisso, a pesquisa feita pela revista Newsweek, nos Estados Unidos, mostrou que 51% dos americanos acham que Deus não responde às orações para se ganhar, nalgum acontecimento desportivo. Quando dois adversários oram, a quem é que Ele vai atender?
Jesus disse que Deus sabe até quantos são os cabelos da nossa cabeça. Conhece os detalhes da nossa vida. Entretanto, sobretudo, Ele interessa-Se pela nossa vitória sobre o mal. Deseja e espera que, em oração e com fé, busquemos ter o Seu Filho Jesus ao nosso lado, a fim de assegurarmos a vitória na luta entre o bem e o mal.