quarta-feira, 1 de junho de 2011

O CONTROLO DOS PENSAMENTOS

1 de Junho

"Porque como imagina em sua alma, assim ele é." Provérbios 23:7

Os criadores de gado bovino no Centro-Oeste do Brasil, onde as propriedades são amplas e os pastos vastos, criam o gado em liberdade. Quando precisam de o reunir para o vacinar ou outra qualquer coisa, têm grande dificuldade. A liberdade dos animais torna-os fugidios e insubmissos à disciplina e às ordens; são difíceis de ser conduzidos. O mesmo acontece com os nossos pensamentos. Se os deixarmos divagar pelas atracções oferecidas pelo mundo e não os controlarmos, teremos dificuldade em conduzi-los de forma útil, produtiva e de acordo com a vontade de Deus.
Quão importante é ter o controlo da mente, de forma consciente. Afinal, somos o resultado dos pensamentos que alimentamos. É por isso que este assunto deve merecer um tratamento muito especial da parte daqueles que desejam ter pensamentos puros e nobres. São os nossos pensamentos que definem tanto a pessoa que somos como também a pessoa que viremos a ser; isto é, se teremos vida eterna ou morte eterna.
"Cada dia devem os pensamentos ser educados e mantidos na direcção correcta, como a agulha em relação ao pólo. Cada um deve ter os seus alvos e desígnios, e depois fazer com que todos os pensamentos e acções sejam de molde a realizar aquilo a que se propõem. Os pensamentos precisam de ser controlados." - Mente, Carácter e Personalidade, vol. 2, pág.656.
Assim como para manter uma casa limpa, em ordem e bem decorada se exige cuidado constante, também para ter pensamentos nobres, puros e santificados é necessário um total cuidado e vigilância. E para que esses objectivos sejam alcançados, precisamos da cooperação e ajuda do Espírito Santo. Quando na nossa mente Lhe damos oportunidade de actuar, os nossos pensamentos são conduzidos na direcção da justiça e da verdade (João 16:7-13).
"Devemos usar todos os meios que Deus pôs ao nosso alcance, para o governo e o cultivo dos nossos pensamentos. Devemos pôr a mente em harmonia com a mente divina. A sua verdade santificar-nos-á, corpo, alma e espírito." - Mente, Carácter e Pesonalidade, vol. 2, pág. 659.