sábado, 4 de junho de 2011

A IMAGEM DE DEUS

4 de Junho

"Façamos o homem à Nossa imagem, conforme à Nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra." Génesis 1:26

Ao analisarmos, mesmo de forma rápida e despretensiosa, toda a Natureza que nos cerca, de imediato percebemos que o ser humano se situa no topo de todas as criaturas existentes no mundo.
A ordem dos reinos da Natureza que aprendemos desde pequenos é: o reino mineral, onde a matéria existente não tem vida nem sentimento; o reino vegetal, onde o poder misterioso da vida já se faz sentir nas plantas e nas suas sementes; e, por fim, o reino animal, composto por seres vivos - muitos dos quais são dotados de raciocínio e de capacidade de comunicação. Aliás, é exactamente nesses dois últimos pontos que o ser humano se destaca; raciocínio e comunicação.
Em geral os animais usam o raciocínio e a comunicação de forma muito limitada, tendo como objectivo a sobrevivência e a procriação, enquanto que nós o fazemos de forma quase ilimitada. Tudo isso não ocorreu por acaso, nem sequer foi fruto de uma evolução de centenas ou milhões de anos. Foi fruto de um sábio planeamento estabelecido por Deus na criação de todo o Universo. Após ter criado todas as coisas dos reinos mineral, vegetal e animal, Deus coroou as Suas obras com este plano: "Façamos o homem à Nossa imagem, conforme à Nossa semelhança." Génesis 1:26
Criando-nos à Sua imagem e semelhança, Deus dotou-nos com a capacidade de raciocínio, para que administrássemos os outros reinos com inteligência.
Por outro lado, o dom da comunicação foi-nos concedido para nos relacionarmos com outros seres humanos, mas de maneira especial com Ele, o Criador de todo o Universo, para Lhe prestarmos honra, glória e louvor.
Enquanto há pessoas que fazem mau uso desses dons para criticar e descrer, que os usemos para reconhecer humildemente a nossa sublime origem e expressar a Deus a gratidão e o reconhecimento que Lhe devemos.