domingo, 12 de junho de 2011

ESPÍRITO INABALÁVEL

12 de Junho

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável." Salmo 51:10

Nessa súplica de David, encontramos quatro palavras muito significativas que aparecem em duas expressões diferentes, com significados semelhantes: coração puro e espírito inabalável.
A pessoa que tem coração puro é aquela que nutre a sua vida com coisas edificantes. Todos os seus sentidos são santificados pela graça de Cristo e utilizados de maneira nobre e santa. As coisas baixas e vãs não ocupam espaço algum dentro do seu coração. Este é ocupado com coisas elevadas e úteis. Estas coisas fortalecem a vontade, enobrecem o carácter e transformam a conduta.
Ter espírito inabalável é ter a mente norteada pelos padrões estabelecidos por Deus para a nossa conduta. Estes padrões estão exarados na Palavra de Deus, e de maneira mais sintética nos dez preceitos da lei divina.
Aqui reside o problema: Quem tem forças para ser recto e inabalável? Quem tem condições para obedecer à lei de Deus? Creio que o apóstolo Paulo nos ajuda a entender quem pode fazer isso: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas." II Coríntios 5:17. Só Jesus
pode transformar a nossa velha maneira de viver, tornando-a uma nova vida.
Em carta dirigida a Billy Graham, um jovem de dezasseis anos falou das mudanças que ocorreram na sua vida quando aceitou Cristo: "Pela manhã", escreveu ele, "canto agora 'o Cordeiro de Deus' em lugar de uma canção de rock. Em vez de colocar um disco de rock para ser tocado, coloco uns hinos. Em vez de ler sempre revistas sobre desporto, leio a Bíblia. Em lugar de cerveja, agora bebo sumos. Em vez de odiar o meu semelhante, amo-o. Agora, quando ando na rua procuro que os meus olhos não olhem maliciosamente para uma jovem. Há alegria no meu coração, e pela primeira vez tenho paz na minha vida."
Quando Cristo está em nós tudo se transforma. As influências e atracções motivadas pelo mundo são substituídas pela maravilhosa actuação do Espírito de Deus. Assim, tornamo-nos puros e inabaláveis. Essa é a vida que Deus deseja que vivamos.