quinta-feira, 9 de junho de 2011

A INSEGURANÇA NO LAR

9 de Junho

"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus." I João 4:7

A insegurança é um dos grandes problemas da vida moderna. Ela pode estar nos negócios, no trabalho, no recôndito de um lar ou no interior do nosso coração. Entretanto, pese embora a importância destas coisas mencionadas, vamos considerar, apenas, a insegurança vivida dentro de um lar.
As crianças que outrora cresciam livres e despreocupadas, hoje vivem sob a tensão da insegurança. Desde cedo elas têm que conviver com ferrolhos, fechaduras, alarmes, muros e grades que lhes tolhem a liberdade de viver. Há também a insegurança de uma criança que cresce num ambiente destituído de amor e carinho. Talvez o seu nascimento nem tenha sido desejado ou planeado. Assim, quer seja de forma consciente ou não, pode revelar-se uma espécie de rejeição que se transforma em insegurança. Essa insegurança, que é difícil de ser enfrentada, é das que mais magoam a alma e os seus efeitos são muito profundos.
A instabilidade no relacionamento matrimonial, como reflexo de coisas comuns - a falta de carinho, de atenção, de cortesia - até às coisas mais graves, como desconfiança na fidelidade conjugal, são elementos provocadores de insegurança, não apenas nos adultos, como também na mente, em formação, das crianças.
A insegurança pode instalar-se na nossa mente tanto pela existência de factos reais como, também pelo simples temor do futuro, ou por factos imaginários.
Mas temos uma certeza, é que não existe problema algum de insegurança que o verdadeiro amor não possa resolver. E o amor verdadeiro não é apenas um sentimento que penetra no nosso coração. Mas um princípio de vida orientado pela graça de Cristo. Veja só: o limite máximo da nossa insegurança é a morte. Entretanto, o amor de Deus já resolveu esse problema oferecendo-nos o Seu Filho, Jesus, para termos vida. João, o apóstolo do amor, disse: "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor procede de Deus."
Ao permitirmos que o amor divino inunde o nosso coração, ele ajudar-nos-á a desenvolver a confiança e a superar os obstáculos, trazendo-nos certeza e segurança. David recomenda: "Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie n'Ele, e Ele o ajudará." Salmo 37:5, BLH.

BLH - A Bíblia na Linguagem de Hoje