quinta-feira, 23 de junho de 2011

A 4ª RODA

23 de Junho

"Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33

Um pastor viajava no seu carro por uma estrada da América do Norte, quando viu um jovem a pedir boleia. Ele parou o seu automóvel e convidou-o a entrar. Logo, os dois iniciaram uma animada conversa. Algum tempo depos, o pastor perguntou ao jovem se não gostaria de saber quais seriam os requisitos básicos para se ser bem-sucedido na vida. O rapaz respondeu que sim, claro. Então ele começou:

1 - Para ser bem-sucedida, a pessoa precisa de ter um bom desenvolvimento físico.
- Oh! Isso não é problema para mim. Tenho boa saúde, faço muito exercício e alimento-me muito bem - disse o jovem.
2 - Além disso - continuou o pastor - também precisa de se desenvolver bem intelectualmente.
- Isso também não é problema para mim - respondeu ele - vou muito bem nos meus estudos na faculdade.
3 - Outro aspecto, é a necessidade de ter bom relacionamento social - disse o pastor.
- Esse talvez seja até o meu ponto forte. O senhor não notou com que facilidade já nos relacionámos numa conversa agradável desde que entrei no seu carro? - disse o jovem com euforia.
4 - Finalmente, caro amigo, para seres bem-sucedido precisas de ter um bom desenvolvimento espiritual - concluiu o pastor.

O jovem emudeceu. No carro ouvia-se apenas o suave barulho do motor e o sibilar do vento na janela. Foi quando o pastor teve uma ideia. Parou o veículo na berma e convidou o jovem a descer. Apontando uma a uma as rodas do carro repetiu a pergunta: "O que é isto?" e o jovem ia respondendo: "É uma roda". Novamente o convidou para entrar no carro, e em silêncio seguiram a viagam. De repente, o jovem quase que num salto exclamou: "Entendi, entendi! O senhor quer dizer que assim como o carro tem que ter quatro rodas para andar bem, para ser bem-sucedido na vida tenho de ter bom relacionamento físico, intelectual, social e espiritual, certo?"
- Certíssimo. Só que há um detalhe importante: se falhar na parte espiritual, estará tudo perdido - concluiu o pastor.