sexta-feira, 24 de junho de 2011

MIRAGENS DO CIFRÃO

24 de Junho

"Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?" Lucas 12:20

Miragem é uma imagem falsa, visível na parte do céu próximo do horizonte. É algo que não existe, mas parece estar ali. Este fenómeno depende da alta temperatura do ar e de alguns outros factores. Muitos viajantes têm tido amargas decepções por culpa da miragem sobretudo nos desertos.
Às vezes, os viajantes acreditam ver, à distancia, um oásis onde poderão renovar as suas provisões de água e descansar à sombra das árvores. No entanto, ao se aproximarem logo vêem, com tristeza, que o que parecia ser realidade se desvanece.
Este curioso fenómeno físico é uma ilustração do que tem acontecido na vida de muitas pessoas. Na caminhada da vida, no meio de problemas e dificuldades, elas olharam com esperança para alguma coisa. Fizeram tudo para a alcançar. Pensaram em encontrar plena paz, segurança e felicidade. Porém, quanto mais andavam na busca desenfreada do seu alvo, mais distantes pareciam estar.
Há pessoas que têm colocado diante de si a procura dos bens materiais como alvo. "Com dinheiro vou ter segurança para mim e para a minha família", pensavam eles. "Vou ter conforto, uma boa casa, um carro novo. A minha mulher vai poder ter tudo o que desejar. Os meus filhos vão poder estudar nas melhores escolas."
No entanto, muito rapidamente essas pessoas acabam por descobrir que a procura de todas essas coisas se torna numa obsessão insaciável. Pois o ser huamno, com o coração contaminado pelo egoísmo, torna-se ganancioso; se possui cem, quer ter mil; se tem cinco vestidos, deseja ter dez. E quando os desejos naturais, normais e até legítimos são satisfeitos é comum a procura de mais fortes emoções nos caminhos das drogas, do álcool, dos desportos radicais ou nas aventuras amorosas.
O facto é que a miragem é uma atracção perigosa. E em vez de encontrar o oásis de um paraíso, pode acabar afundando-se nas areias movediças da vida. Quão válido é pensar seriamente na pergunta proposta por Jesus na parábola do homem rico: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?" Lucas 12:20.