sábado, 25 de junho de 2011

MIRAGENS DO AMOR

25 de Junho

"Alegra-te com a que é tua companheira desde a juventude, qual corça amorosa e gazela encantadora! Que nunca te faltem as suas carícias e que o seu amor sempre te envolva." Provérbios 5:18, 19 (TIC)

Ontem falámos um pouco sobre o fenómeno físico chamado miragem. Vimos que ela ilustra bem algumas atitudes dos seres humanos e os seus efeitos sobre a vida. Sabemos que o mais importante é procurar Deus e os Seus caminhos, pois só assim o coração vai encontrar a verdadeira paz. Hoje vamos considerar um pouco sobre as miragens do amor que podem atingir os olhos e o coração.
Esta miragem pode aparecer nas formas mais variadas, e nos ambientes mais diversos que possamos imaginar. Pode acontecer na rua, na escola, no autocarro, no trabalho, num bar, numa discoteca, num motel e até dentro das quatro paredes de uma igreja.
Normalmente, tudo começa quando dois pares de reluzentos olhos se encontram. Há sorrisos, insinuações e conjecturas. Depois, palavras de elogio, de afecto e, pronto: um já imagina, na maneira de ser da outra pessoa, o verdadeiro oásis em que a sua alma poderá estar para ter o repouso, a paz e a felicidade que, até então, pensava não ter experimentado em toda a plenitude.
E assim, na miragem desse novo relacionamento, em que se buscava a alegria de novas emoções, rapidamente se descobre que aquilo que se pensava ser o oásis de paz e felicidade se transforma num inferno de areias movediças. Em breve podem vir a desavença, as separações, os filhos sem pais, as lutas pelas partilhas dos bens, etc. Estes são os resultados das miragens. Das miragens do 'amor'. Quanta tristeza, quanta dor, quanto sofrimento!
O sábio conselho de Salomão, que passou por tantas dessas peripécias, é muito apropriado para nós nos dias de hoje: "Alegra-te com a que é tua companheira desde a juventude, qual corça amorosa e gazela encantadora! Que nunca te faltem as suas carícias e que o amor sempre te envolva." Provérbios 5:18, 19, (TIC).
Não nos deixemos iludir por miragens, mas procuremos a felicidade onde ela será sempre acompanhada pela bênção divina.

TIC = Tradução Interconfessional