segunda-feira, 27 de junho de 2011

O QUE É A MORTE?

27 de Junho

"O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir." I Samuel 2:6

A família estava reunida à mesa e o pai, que tinha recebido uma carta do seu amigo, pôs-se a lê-la em voz alta. A notícia não era nada boa e um parágrafo dizia: "Assim, subitamente a enfermidade se agravou e duas semanas depois ele morreu." Nesse momento, a filhinha de apenas quatro anos de idade levantou os olhos e interrompeu: "Papá, o que é a morte?" O pai, ao ouvir a pergunta, ficou perplexo. Como responder-lhe? Pensou, pensou e não encontrou resposta para ela. Qual seria a sua resposta?
Muitos crêem que após a morte alguns são levados directamente para o Céu, enquanto que outros são enviados para o purgatório ou para o fogo do inferno. Outros acham que enquanto o corpo se decompõe no pó da terra, o espírito já vai para o Céu. Há ainda os que crêem na reencarnação.
Antes de tudo, temos que admitir que a questão da morte não é um assunto de ciência, mas de filosofia e em especial de revelação. Só quem dá a vida pode dizer o que é a ausência de vida - ou a morte. Só Deus, através das revelações da Sua Palavra, nos pode orientar com segurança sobre essa questão.
Génesis 2:7 diz: "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente".
Assim, a vida humana nada mais é do que a capacidade de pensar e agir e de ter consciência. Deus transformou a matéria, a que chamamos corpo, num ser humano ao conferir-lhe o fôlego da vida.
A morte é o inverso do processo da vida, ou como diz a Bíblia em Eclesiastes 12:7 - "O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." Quando Deus retira do ser humano a capacidade de respirar e ter fôlego para viver, o corpo decompõe-se e volta a ser pó. Isso é a morte.
Sem Deus não somos nada, somos apenas pó. Mas com Jesus a morte é apenas um sono e a perspectiva do futuro é a vida eterna através da ressurreição. Ele disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá." João 11:25.
Jesus é a nossa esperança!