domingo, 3 de julho de 2011

A ARTE DE OUVIR

3 de Julho

"Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo o homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1:19

A Bíblia Sagrada é um livro simplesmente fantástico. Quanto mais o lemos, mais o apreciamos. Considero-o como uma fonte inesgotável de sabedoria. Tenho encontrado nela princípios e orientações para a vida que são uma preciosidade.
No que diz respeito a conselhos sobre o nosso relacionamento, quer seja na família ou na sociedade em geral, o livro de Provérbios está repleto de pedras preciosas de alto valor para aqueles que realmente desejam alcançar a verdadeira felicidade. No entanto, é na pequena epístola universal de Tiago que encontramos este oportuno conselho, que na versão da Bíblia na Linguagem de Hoje diz: "Lembrem-se disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar."
Com palavras simples e objectivas, encontramos neste versículo uma clara orientação sobre as duas artes mais difíceis e, ao mesmo tempo, mais úteis para os seres humanos praticarem - ouvir e falar. Vamos considerar hoje a arte de ouvir.
O mundo dos nossos dias está repleto de pessoas dispostas a falar 'até pelos cotovelos', mas está carente de ouvintes. As pessoas querem falar dos seus problemas, das suas angústias, das suas aspirações, das suas lutas, das suas frustrações. E quando não encontram ouvidos que as ouçam, as angústias e as frustrações avolumam-se cada vez mais na sua mente, fazendo com que, por vezes, o fardo da vida se torne insuportável.
Muitos dos problemas que temos no corações seriam resolvidos se encontrássemos alguém que, com paciência, se dispusesse a ouvir-nos. Ouvir com atenção, com simpatia e com amor. Felizes os filhos que encontram, nos pais, ouvidos amigos para ouvir. Feliz a esposa ou o marido que tem no seu cônjuge uma pessoa sempre disposta e pronta a ouvir e a partilhar as alegrias e as inquietações da sua alma.
Deixe-me perguntar-lhe: Gosta mais de falar ou de ouvir? Lembre-se de que desenvolver a arte de ouvir é acalentar e facilitar os nossos relacionamentos. "Se alguém tem ouvidos, ouça." Apocalipse 13:9.