quarta-feira, 6 de julho de 2011

A FESTA ACABOU... E AGORA?

6 de Julho

"No último dia, o grande dia da festa, levantou-Se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba." João 7:37

Ao longo do ano costumamos celebrar algumas datas especiais: O primeiro dia do ano, que é chamado de Dia da Confraternização Universal dos Povos, o Dia do Trabalho, o Dia da Restauração da Independência, etc.
Nalguns desses dias lança-se fogo de artifício que enche os ares de sons ensurdecedores e de luzes coloridas. Há alegria, cânticos, risos, abraços e muita comemoração com comida e bebida.
No entanto, passados os momentos de euforia, vem o restante de uma noite mal dormida. E muitos que abusaram da comida e da bebida amanhecem com a sensação dolorosa, como se um exército tivesse marchado sobre o seu estômago, o fígado e a cabeça. Toda a festa e alegria, para esses, se transformou no pesadelo de um fígado arruinado e com os dissabores de um corpo ressentido.
Esta experiência traz-me à lembrança a presença de Jesus na Festa dos Tabernáculos, que era uma das três grandes festas celebradas pelo povo judeu durante o ano. Tal celebração não era apenas em honra e gratidão a Deus pela colheita obtida, mas lembrava a protecção divina durante a peregrinação do Seu povo pelo deserto. Não só da Palestina, mas também de outras terras vinham muitas pessoas a Jerusalém.
O templo era o centro das actividades e havia muita pompa associada às diferentes cerimónias. Apresentavam-se grandes coros nas escadarias de mármore do templo, enquanto a multidão de adoradores agitava ramos verdes acompanhando o ritmo das melodias entoadas. Como sempre, naquela manhã, Jesus tinha ao Seu redor alguns sinceros adoradores que O ouviam com atenção. O povo estava cansado das festividades. Foi então que Jesus disse: "Se alguém tem sede, venha a Mim e beba." João 7:37.
Ele sabia que muito pouco do que tinha sido oferecido naquela festa satisfazia realmente o coração e a alma do povo. Então, ofereceu-Se para saciar a sua sede. Hoje a situação não é diferente. Festa alguma satisfaz de maneira completa a nossa alma. Cristo é o único que pode preencher o vazio do nosso coração, e Ele está sempre pronto para satisfazer as nossas necessidades. Ele disse: "Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." João 7:38.