terça-feira, 5 de julho de 2011

FÉ E OBRAS SANTIFICADAS

5 de Julho

"Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta." Tiago 2:17

Martinho Lutero, o destacado paladino do movimento da Reforma do século XVI, ao estudar profundamente as Escrituras Sagradas, acabou por levantar bem alto e desdobrar perante o mundo todo a redescoberta da doutrina da justificação pela fé.
Por isso, insurgiu-se contra a onda que proliferava nos seus dias, de que os seres humanos deveriam praticar obras de sacrifícios, ofertas, peregrinações, etc, para serem salvos.
Entendamos o seguinte: todo o ser humano nasce sob a condenação do pecado, cujo resultado final é a morte. No entanto, o amor de Deus providenciou um substituto para a morte que todos nós merecíamos. Esse substituto é o próprio Filho de Deus, Jesus.
Nada que o homem venha a fazer através das suas obras é suficiente para lhe dar a salvação e restituir a vida eterna. Assim, nenhum sacrifício, nenhuma oferta da parte do próprio homem teria validade e poderia ser aceite por Deus, pois sempre seria uma oferta manchada pelo pecado. Mas Deus aceita a oferta do Seu próprio Filho, porque é uma oferta e sacrifício de Alguém que viveu na carne humana, mas sem pecado.
Jesus tomou o nosso lugar e substituiu-nos para que fossemos aceites por Deus. Através do Seu sacrifício, podemos voltar à comunhão universal dos santos e à vida eterna. A única coisa que precisamos de fazer para sermos justificados dos nossos pecados é aceitar pela fé o sacrifício substituto de Jesus. Isso é justificação pela fé. Essa era a pregação de Lutero.
Há os que têm interpretado que basta ter fé e nada mais para que o homem tenha a salvação. Sob certo aspecto, isto está correcto. Mas a Bíblia Sagrada diz-nos que, depois de a pessoa ser salva pela fé, o Espírito de Deus actua na sua vida e ela passa a viver uma nova vida. Então pratica as obras de uma nova criatura, não para ser salva através delas, mas porque foi salva por Jesus. É por isso que Tiago 2:17 diz: "Assim também, a fé, se não tiver obras, por si só está morta."
A verdade incontestável dos Evangelhos é que somos salvos pela fé e não pelas obras. Entretanto, por causa das nossas obras poderemos ser condenados (Apocalipse 20:11, 13). Então, entreguemos o leme da nossa vida a Jesus e Ele, através do Seu Espírito, operará em nós obras santificadas.