sexta-feira, 15 de julho de 2011

DEVE? ENTÃO PAGUE!

15 de Julho

"A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, excepto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei." Romanos 13:8

Nos nossos relacionamentos, quer sejam profissionais, comerciais, de amizade ou conjugais, acabamos sempre por contrair algum tipo de dívida. Há dívidas que, para serem saldadas, necessitam da retribuição correspondente àquilo que recebemos. Este é o caso de dinheiro ou objectos. Entretanto, Paulo dá a entender que a única excepção para sermos devedores é quando recebemos favores que nos foram feitos motivados por amor genuíno.
Libertar-se de dívida deve ser um ponto de honra na vida de qualquer cristão. Bem sabemos que no mundo consumista em que vivemos, pode haver um número muito grande de coisas que poderiam ser mencionadas pelas pessoas que se deixam envolver pelas garras da dívida, para tentar justificar os seus actos. Entretanto, acima de tudo ainda está o conselho de Paulo: "A ninguém fiqueis a dever coisa alguma..."
O assunto da dívida pendente é tão grave que mereceu atenção especial da parte do profeta Eliseu. Ele foi procurado por uma pobre viúva que correria o risco de ficar sem os filhos tirados pelo seu credor. Ao ouvir o clamor da viúva, Eliseu perguntou-lhe o que ainda lhe restava em casa: "A tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite" (II Reis 4:2), respondeu a mulher. O profeta, então, solicitou que ela procurasse todas as vasilhas possíveis junto das suas vizinhas. Depois, a sós com os seus filhos, deveria colocar o azeite da botija nas vasilhas. Assim fizeram. O azeite da botija encheu todas as vasilhas conseguidas e deixou de sair da botija quando as vasilhas acabaram.
Logo depois de receber a bênção do milagre da multiplicação do azeite, a viúva agradecida relatou o facto ao profeta que lhe disse: "Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto." II Reis 4:7.
A lição é óbvia. Há muitos que estão endividados porque, ao receberem as bênçãos de Deus invertem as coisas. Querem viver do que receberam para, depois, saldarem as dívidas com o que lhes sobra. Mas como nunca lhes sobra nada, vão apenas avolumando as dívidas.
Como é gratificante receber as bênçãos de Deus, organizar e planear a própria vida e a da família, e viver uma vida equilibrada bem distante de dívidas!