quarta-feira, 13 de julho de 2011

COM JESUS NÃO HÁ SOLIDÃO

13 de Julho

"Olho para a direita e não vejo ninguém que diga que me conhece. Não há ninguém para me proteger nem para cuidar de mim." Salmo 142:4

Há muitos que pensam que a solidão é um problema que afecta apenas as pessoas idosas, aquelas que já não possuem a força e a energia para acompanhar o ritmo da vida e estarem envolvidas em trabalhos, actividades sociais e recreativas para ocuparem o tempo. Não! A solidão afecta as pessoas de todas as faixas etárias.
Está na hora do recreio da escola. As crianças alvoroçadas correm felizes de um lado para o outro num movimento febril. Num canto, podemos ver uma menina cabisbaixa e triste. A professora aproxima-se dela e pergunta: "Então, não vais brincar?" Ela responde. "Senhora Professora, ninguém quer brincar comigo!" Isto é solidão.
Olhe para o centro da cidade, olhe para as pessoas com a testa franzida e o rosto triste. Estão rodeadas de gente por todos os lados, mas não se comunicam com ninguém, nem com palavras, nem com um sorriso e nem sequer com o olhar. Solidão!
Agora, quero que me acompanhe numa viagem imaginária, numa volta rápida visitando hospitais, asilos, orfanatos e inúmeras casas. Vamos encontrar pessoas vivendo momentos de muita necessidade de afecto e carinho, precisando desesperadamente de uma companhia. O sentimento de solidão aos poucos vai-lhes escurecendo o horizonte e enchendo a vida de tristeza e de dor. Aliás, o Salmista David descreveu um pouco desse sentimento: "Olho para a direita e não vejo ninguém que diga que me conhece. Não há ninguém para me proteger nem para cuidar de mim." Salmo 142:4, BLH.
Para aqueles que se sentem como uma pequena ilha perdida, sozinha, no meio do oceano, numa noite escura e fria, desejaria lembrar que se estivermos com Deus, Ele estará connosco. Toda a solidão se esvai com a presença fulgurante de Jesus. Uma cova de leões transforma-se num local de oração; uma prisão transforma-se numa sala de cânticos e louvor. Sim, Ele enche a nossa alma de fé e de esperança. Ele envia os Seus anjos para ficarem connosco. Ele dá-nos ânimo e conforto. Com Jesus não há solidão.

BLH = A Bíblia na Linguagem de Hoje