terça-feira, 12 de julho de 2011

BRASAS SOBRE A CABEÇA

12 de Julho

"Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça." Provérbios 25: 21, 22.

A notícia foi divulgada com muito ênfase pelos órgãos de comunicação. Apanhada numa emboscada, a pessoa tinha encontrado a morte ao ser fuzilada à queima-roupa, quando, no seu carro, esperava num sinal vermelho. Na análise dos factos, noticiava-se que a vítima tinha sido assassinada como represália pela morte de uma pessoa da família adversária.
Como se costuma dizer, na linguagem popular, já vimos esse filme inúmeras vezes, com os protagonistas a usar não apenas revólveres, mas, também, com uma perigosa arma rosada - a língua. Isto é de lastimar. Quando o ódio e o rancor tomam conta do coração humano, o mal sucede em forma de cascata e avoluma-se como se fosse uma bola de neve. Resultado: famílias inteiras sofrendo as mais funestas consequências.
No entanto, essas grandes contendas, que têm roubado tantas vidas e esfacelado a dignidade de pessoas e famílias, sendo algumas delas inocentes, ou não, tiveram sempre início em pequenos desentendimentos.
Talvez uma pequena dívida não paga, um negócio malfeito, uma palavra áspera pronunciada, algum mal entendiddo, ciúmes, inveja, disputa por alguns palmos de terra, e aí poderíamos continuar com uma lista quase interminável de problems simples que, com pouca coisa, se poderiam resolver.
Mas quando o egoísmo e o ódio tomam conta do coração, perde-se por completo a capacidade de compreensão e raciocínio. Assim, abdicando do uso da razão, a nobreza do ser humano cai por terra e desfaz-se na vala comum dos que não temem a Deus.
A Bíblia tem uma boa fórmula para tratar com aqueles que não sentem afeição por nós: "Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça." Provérbios 25:21, 22.
Retribuir o mal com o bem deve ser um princípio de vida de todo o cristão. É a prática desse princípio na família, na vizinhança, no trabalho ou na igreja, que nos conduz ao caminho da paz e à alegria. Experimente!