domingo, 17 de julho de 2011

NÃO DESISTIR

17 de Julho

"Aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo." Mateus 24:13

Quando temos um alvo a alcançar compensa não desistir.
A história secular está repleta de exemplos de pessoas que se tornaram célebres justamente porque tiveram a ousadia de seguir um pouco mais, quando o coro dos que desejavam desistir já era quase insuportável.
Um desses exemplos foi Vasco da Gama. Quando um dos navios da sua frota que procurava chegar à Índia se aproximou do navio em que estava Vasco da Gama, o capitão daquele navio, colocando as mãos à volta da boca, em forma de concha, gritou:
- Precisamos de regressar, de contrário os nossos homens matar-nos-ão e voltarão para casa com os navios.
Vasco da Gama compreendeu o problema. Reuniu toda a tripulação e disse:
- Para eu concordar em voltar para Portugal, vocês terão que assinar um documento, dizendo ao rei que me forçaram a fazer isso.
Muitos homens concordaram. A seguir, Vasco da Gama separou todos os marinheiros que sabiam pilotar os navios, e com o auxílio de alguns homens leais, prendeu-os com correntes. Depois, juntou as bússulas e o mapa da abóbada celeste, e atirou-os ao mar.
- Agora - disse Vasco da Gama - navegaremos com Deus como nosso Piloto. Com a sua ajuda chegaremos a salvo à Índia.
E isso aconteceu.
Actos decisivos em prosseguir, quando muitos, ao redor, dizem que isso é loucura, têm sido a diferença entre a vitória e o fracasso para muitos. Para os agentes comerciais são aquelas apresentações a mais; para o condutor espiritual são aquelas visitas, estudos bíblicos ou aquele apelo a mais; para o estudante é aquela hora a mais de estudo e pesquisa; enfim, em qualquer profissão, a persistência em continuar, quando quase todos param, faz a diferança.
Na nossa caminhada espiritual ocorre exactamente o mesmo. Ao longo da minha vida tenho ouvido muitos clamarem por desistência e tenho visto muitos desistirem. Jesus, porém, disse: "Aquele, porém, que perseverar até ao fim, será salvo." Mateus 24:13.
"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apocalipse 14:12. A vitória final está perto, vale a pena persistir!