sábado, 16 de julho de 2011

DOMINAR OU SER DOMINADO

16 de Julho

"O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores." I Timóteo 6:10

É fácil analisar que por causa desse amor apaixonado pelo desejo de ganhar dinheiro (tanto o mais fácil e rápido, como o ganho com suor e sacrifício) pode haver inúmeros problemas, os mais variados, na sociedade em que vivemos. Por trás do ganho fácil poderíamos encontrar a história de roubos, assaltos, fraudes, falcatruas, a exploração de jogos de azar, o contrabando, a sonegação de impostos, a prostituição e a sua exploração e inúmeras outras coisas.
Por outro lado, a busca desenfreada do lucro pode vir através de pessoas honradas e honestas. Ao exercerem as suas profissões ou carreiras, dedicam-se de tal forma que, por ganharem cada vez mais, acabam por sacrificar o tempo que deveriam dedicar a Deus, à família e à sua própria saúde e bem-estar. Resultado: corações duros, materializados e sem fé, lares destroçados; crianças que crescem quais órfãs de pais vivos, ansiosas por um carinho, uma companhia, uma palavra de compreensão e de orientação.
Acrescente-se a tudo isso a avalanche de males físicos que advém às pessoas que se esquecem de viver uma vida sensata, enquanto correm desenfreadamente atrás do dinheiro. São as noites mal dormidas, as refeições mal tomadas, o exercício físico que já não se faz, as preocupações, as tensões. Resultado: stress, tensão alta, colesterol, úlcera, enfarte, etc. Enfim, uma perspectiva de vida inversamente proporcional às correrias e preocupações tidas na busca do ganho do vil metal.
"Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade. ... Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento." Eclesiastes 5:10, 4:6.
Que Deus nos ajude a ter discernimento para não sermos dominados pelo dinheiro, mas que o dominemos e o utilizemos sempre com fidelidade e sabedoria. Não nos esqueçamos de que um dia Deus vai pedir contas de todos os bens que colocou nas nossas mãos.