segunda-feira, 18 de julho de 2011

ESPÍRITO DE CONTRADIÇÃO

18 de Julho

"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efectuá-lo." Romanos 7:18

Há um número considerável de pessoas que têm um sentimento peculiar que motiva a sua acção para se posicionarem em oposição ao curso normal das coisas. Lembro-me de que o meu pai chamava a isso: 'Espírito de Contradição'. O que não se deve fazer é justamente aquilo que se deseja fazer. Ou seja, fazer o que é proibido é mais atractivo e emocionante.
É justamente esse sentimento que motiva alguns a participarem nos mais variados actos como, por exemplo, o desrespeito aos sinais de trânsito, riscar as paredes, sonegação de impostos, adultério, fumar, beber, não observar os mandamentos divinos e outras ordenanças.
De uma maneira geral, as leis civis, físicas e, sobretudo, os preceitos morais existem para favorecer e beneficar os cidadãos e para manter as instituições da socidade e as religiosas. Quantos há que, pensando serem mais inteligentes e independentes, agem como se as leis não existissem e se embrenham pelas tortuosas e perigosas sendas da desobediência.
Transgredir as leis é sempre perigoso e traz consequências funestas. Não importa se a transgressão é passar um sinal vermelho, um imposto não pago, um cigarro fumado, um adultério ou um roubo.
Para os verdadeiramente sábios, a liberdade que Deus nos dá, que também é chamada livre arbítrio ou liberdade de escolha, não deve ser exercida no sentido de escolhermos entre o bem e o mal, entre o bom e o ruim. Os verdadeiramente sábios, ao fazerem uso desse dom, escolhem entre o bom e o melhor.
Vale a pena escolher sempre o melhor. Vale a pena obedecer às leis físicas - isto traz-nos mais saúde, mais bem-estar, mais vida. Vale a pena obedecer à lei moral de Deus - isto resulta em paz com Deus, com o próximo e com a nossa própria consciência.
Os cristãos sinceros e fiéis não serão vistos nas fileiras dos que têm espírito de contradição. Como cordeiros e ovelhas dóceis do rebanho de Cristo são obedientes e submissos às Suas leis. Estes são os cidadãos realmente livres e felizes!