sexta-feira, 22 de julho de 2011

O PERDÃO QUE TRAZ A PAZ

22 de Julho

"Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime e tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia." Salmo 103:3-5

Uma das coisas mais difíceis de suportar é o peso de alguma falta cometida. O céu da nossa vida parece estar sempre cinzento e repleto de nuvens ameaçadoras. A todo o instante parece querer desabar uma grande tempestade. O coração não tem paz. Os olhos não têm o brilho da alegria e os lábios não conseguem exteriorizar a felicidade através do sorriso sincero. Pelo contrário, o peso do erro sobre a consciência rouba o brilho dos olhos; tira a graça do sorriso e enche o rosto de rugas que espelham a dor de um coração angustiado.
Por outro lado, quando se tem consciência do erro praticado e se recebe o perdão, tudo se transforma. As nuvens negras dissipam-se, o sol da alegria volta a brilhar. E a paz que inunda o coração assemelha-se a um lago em noite tranquila e serena a reflectir as estrelas do céu. Tudo é paz, tudo é alegria, tudo é felicidade.
Expressando o estado de espírito de quem é perdoado, o salmista David escreveu, muito a propósito, os primeiros cinco versos do Salmo 103:

"Bendize, é minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor e não te esqueças de nem um só dos Seus benefícios. Ele é quem te perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia."

Se não traz bem nenhum à alma lutar para encobrir ou protelar a confissão de um pecado e o seu correspondente pedido de perdão, é muito confortador saber que Deus está sempre de braços abertos e ouvidos atentos para aceitar a nossa confissão. A disposição de Jesus para com qualquer um de nós é a mesma que Ele teve para com a mulher pecadora: "Vai e não peques mais." O Seu carinhoso abraço de perdão envolverá o nosso coração, inundando-o de paz e alegria.