quinta-feira, 28 de julho de 2011

PRODUÇÃO ENXUTA

28 de Julho

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projectos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Eclesiastes 9:10

Existe uma fábrica de automóveis no Japão que há mais de 20 anos adoptou como lema dos seus trabalhos o slogan: 'Produçao Enxuta'. Estão constantemente a aperfeiçoar os seus métodos de trabalho e de produção para enfrentar a tremenda concorrência que a globalização dos nossos dias impôs a todos.
Nesse afã de cada vez produzir mais, melhor e com menor custo, foi que William Faulkner escreveu uma memorável frase: "Não se preocupe apenas em ser melhor do que os seus contemporâneos ou antecessores. Tente ser melhor do que você mesmo."
A filosofia de vida exposta por Faulkner poderia ser ilustrada com a vida de um atleta. Cuidando dos alimentos que come, dos exercícios e treinos que faz, empenha-se com todas as suas forças para que cada dia tenha resultados melhores do que no dia anterior. Assim, aplica-se todos os dias, até conseguir a melhor marca e a vitória desejada.
Ah! Se pudéssemos compreender a beleza e a profundidade do conselho de Salomão: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, fá-lo conforme as tuas forças." Para quem lê com atenção a Bíblia Sagrada, todos os modernos programas de qualidade não têm novidade alguma. Fazer na primeira vez é o que está implícito nesse 'faze-o conforme as tuas forças.'
Deus jamais concederá uma segunda oportunidade de vida para quem desbaratou tempo e energia apenas fazendo as coisas displicentemente e malfeitas. A trajectória do cristão é o caminho da 'segunda milha'. Ele deve ir sempre além do que lhe é pedido ou mandado. Nos negócios, na limpeza da casa ou do escritório, na aparência do seu carro, nos trabalhos que realiza, quer sejam assalariados ou voluntários, não importa: fará tudo da maneira mais perfeita que lhe for possível. Conheci um ladrilhador que me disse nunca ter sido despedido do trabalho; em toda a construção que trabalhava, os chefes não queriam perdê-lo porque tudo o que fazia era bem-feito.
Na vida familiar, nos estudos, no trabalho e no relacionamento com Deus, vamos aplicar-nos de todo o coração, fazendo o nosso melhor cada dia.