quarta-feira, 27 de julho de 2011

SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

27 de Julho

"O Senhor buscou para Si um homem que Lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o Seu povo." I Samuel 13:14

O texto de hoje faz parte das palavras do profeta Samuel ao rei Saúl, quando este ofereceu indevidamente holocaustos ao Senhor. Samuel não só o repreendeu por ter procedido 'nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor ordenara', como foi directo ao dizer-lhe: "Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que Lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o Seu povo."
O escolhido por Deus para substituir Saúl foi o jovem David que, ao mesmo tempo que tinha um aspecto simpático, era destemido e valoroso. Quando jovenzinho, nas lides do campo, pastoreando as ovelhas do seu pai, aprendera tanto a defender-se como também a proteger as ovelhas dos ataques de ursos e leões. Assim, formara-se como uma pessoa valente e destemida. No entanto, o segredo das suas vitórias não era a sua força, nem a sua destreza ou habilidade, mas a sua total confiança no poder divino.
O rei David, que foi o inspirado escritor de vários salmos, ao longo de toda a sua vida, quase sempre esteve envolvido em lutas e guerras. Era uma pessoa que, do ponto de vista humano, era igual a si e a mim. Cometia erros, e muitas vezes, mesmo tendo a vontade de fazer o bem e praticar actos correctos, acabava por praticar o mal, fazendo aquilo a que a Bíblia chama pecado. Os registos da vida de David são um rasto de pecados que vão desde o adultério até ao homicídio. Entretanto, quando lemos os salmos que ele escreveu, entendemos claramente como funciona o amor divino. Deus não rejeita aqueles que reconhecem as faltas praticadas e que, confessando-as, pedem forças para as vencer. Estes, como David, alcançam tanto a misericórdia como o perdão e a aceitação da parte de Deus.
A forma como Deus agiu para com David tem sido uma inspiração para todas as gerações daqueles que desejam fazer a Sua vontade. Estamos perante uma guerra entre o bem e o mal. Temos feridas e marcas da luta. Mas, se formos como David, homens e mulheres segundo o coração de Deus, seremos felizes porque Jesus é o bálsamo para a nossa alma. A Sua misericórdia perdoa-nos, aceita-nos e dá-nos forças para a luta entre o bem e o mal até à vitória final.