sexta-feira, 29 de julho de 2011

TROPEÇAR SIM, CAIR NÃO!

29 de Julho

"O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão. Salmo 37:23, 24

Éramos um grupo de adolescentes, estudantes. No nosso grupo havia um rapaz de mais idade, mas que também estudava connoso. Estávamos a fazer uma caminhada, quando a certa altura, aquele rapaz, que era o mais velho do grupo, tropeçou violentamente numa pedra. Vimos a seguir o seu corpo inclinar-se e pressentimos que a queda seria inevitável. Mas, naquele instante, algo extraordinário aconteceu. Em vez de presenciarmos uma fragorosa queda, vimos uma bela reacção. Parecendo receber uma força extraordinária e aproveitando a inclinação do corpo, o rapaz largou a correr à nossa frente. E logo a seguir, quando ficámos novamente juntos, ele proferiu a frase que continua viva na minha mente: "Cada vez que tropeço, aproveito a inclinação do corpo para iniciar uma corrida."
O caminho da nossa vida nem sempre é uma estrada plana, limpa e cercada de flores e agradáveis perfumes. Aliás, poderíamos até dizer que, pelo contrário, é composto de altos penhascos, de profundos vales. Nele pode haver inúmeras pedras de tropeço que o inimigo da nossa alma coloca estrategicamente à nossa frente. E temos que ser francos e sinceros em dizer que, pelas nossa forças, não é nada fácil seguir com segurança a caminhada.
Temos que vencer os despenhadeiros perigosos do orgulho e da vaidade. Temos que transpor as montanhas do egoísmo e do apego às coisas materiais, que por vezes roubam o tempo que deveríamos dedicar à família e à comunhão com Deus. Às vezes, a pedra de tropeço do caminho pode vir na forma de desemprego ou de uma doença, quer em nós ou num ente querido da família. É aqui que entra a filosofia do meu amigo dos tempos da escola.
Se você tropeçar - seja numa tentação, numa luta, num problema de saúde, seja no que for - lembre-se que há forças extraordinárias que podem vir do alto em seu auxílio. Peça a Deus, confie n'Ele e lembre-se das confortadoras palavras do salmista David: "O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão." Salmo 37:23, 24.