domingo, 31 de julho de 2011

OS CAMINHOS NOVOS DOS VENCEDORES

31 de Julho

"Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio d'Aquele que nos amou." Romanos 8:37

No livro Colunas do Carácter, do Dr. S. J. Schwantes, encontrei esta preciosidade de pensamento: "Caminhos batidos são para homens batidos." E ele complementa dizendo mais: "O destemido sente a fascinação dos 'mares nunca dantes navegados' e dos sertões nunca dantes desbravados."
Por natureza, sempre gostei de desafios. Quando pequeno, o desafio era subir às árvores. Quando adolescente, era escalar montanhas, atravessar rios, fazer papagaios, e pô-los a subir.
Quando jovem, os horizontes dos desafios abriram-se em forma de um leque nas várias áreas da vida: os estudos, as conquistas amorosas, a manutenção própria nos estudos e, como destaque importante para essa fase da vida, a vitória nos desportos. No voleibol, eram remates certeiros; no basquetebol, os cestos espectaculares - estas eram as alegrias e a festa da vida. Mas aprendi depois que a vida não consistia só dessas coisas. Aprendi também quão importante é, como disse Ulisses de Tennyson: "Lutar, procurar, talvez achar, mas não ceder."
Entretanto, nestes dias febris, tenho aprendido que a nova geração que aí vem, além de tenacidade e dedicação para alcançar a vitória e o sucesso na vida, precisará de muita imaginação, pesquisa e persistência na busca de novos caminhos, novas maneiras de fazer velhas coisas e novas fórmulas para resolver velhos problemas. 'Os caminhos batidos serão para homens batidos.'
Se em tempos passados a educação e o preparo para a vida eram coisas importantes para o sucesso, hoje são indispensáveis. Uma única coisa não mudou ao longo dos milénios: Cristo é o caminho para a vida vitoriosa.
E como é agradável, ao longo da vida, estabelecer alvos elevados e dignos. Depois, com dedicação e esforço, prepararmo-nos com uma educação esmerada, com o intuito de os atingir. É agradável estar no topo do monte segurando a bandeira da vitória e olhar para trás e dizer: "Valeu a pena lutar e vencer! Aqui estou vitorioso, mas sempre com Cristo!"